O Ibovespa fechou a sessão de ontem acima dos 105 mil pontos, pela primeira vez em quase cinco meses. O dia também foi de firme alta nos Estados Unidos, onde as atenções se voltaram ao Federal Reserve.

Como era esperado, o banco central americano decidiu ontem, de maneira unânime, não alterar a taxa básica de juros do país. Em comunicado, o Fed destacou mais uma vez que irá usar todas as suas ferramentas para apoiar a economia durante a crise.

A autoridade monetária também afirmou que irá continuar seu programa de compra tanto de títulos públicos, quanto de títulos lastreados em hipotecas, e anunciou a prorrogação até o fim de março de 2021 dos acordos com outros BCs para oferecer liquidez em dólares.

Veja abaixo o Morning Call completo desta quinta-feira:

O Banco Central do Brasil, por sua vez, apresentou ontem dados positivos sobre o crédito no país. O estoque total de empréstimos avançou R$ 30,2 bilhões em junho, um aumento de 0,8% ante maio. A projeção da equipe de Macroeconomia do Safra era de leve contração de 0,2%.

Nosso especialistas ressaltam a elevação 8,9% em 12 meses do saldo do crédito livre, com destaque para o cartão de crédito à vista e o crédito consignado. Já os financiamentos de veículos ficaram com saldo praticamente estável, mas registraram forte crescimento nas concessões, indicando uma retomada após um período de forte contração devido à pandemia.

Já na carteira de pessoas jurídicas, o BC destacou o avanço de 6,8% de maio para junho na categoria ‘Outros créditos direcionados’, por conta do programa de apoio a micro e pequenas empresas. Esse programa deverá receber um novo aporte de R$ 12 bilhões, após a aprovação ontem na Câmara dos Deputados de emendas à MP 944. O texto segue agora para sanção do presidente da República.

Safra Maxwell 

Na crise da Covid-19, a recuperação do mercado foi iniciada menos de um mês depois do primeiro circuit breaker na Bolsa brasileira.

Por se tratar de uma reversão de movimento muito difícil de prever e identificar, parte do mercado perdeu uma grande parcela dos ganhos registrados com essa retomada. Não é o caso dos fundos multimercados do Safra, que vêm apresentando excelente desempenho neste momento de volatilidade, em especial o Maxwell, nosso fundo quantitativo.

Com capacidade de processar bases de dados enormes a partir de seus modelos matemáticos, o Safra Maxwell capturou a recuperação já em março ao tomar decisões e realizar operações com extrema velocidade. Essa característica permite que ele desvende oportunidades em diversas classes de ativos e regiões do planeta.

Além disso, a equipe de gestão do Maxwell não apenas desenvolve os modelos utilizados. Nossos profissionais monitoram os processos constante e ativamente, decidindo, a partir de vários anos de atuação no mercado, quais algoritmos são mais apropriados para cada cenário. Desse modo, o fundo otimiza seus retornos ao unir inteligência artificial e experiência na gestão. Saiba mais sobre o fundo aqui.