Com o cenário externo um pouco mais calmo, o Ibovespa retomou os ganhos ontem, chegando a avançar mais de 1% na máxima do dia. No mercado de câmbio, o real foi o destaque entre as principais moedas do mundo, ao subir cerca de 3% contra o dólar.

Continuamos a observar uma propensão à tomada de risco nos mercados, um movimento que busca antecipar o crescimento potencialmente mais forte da economia americana. Esse sentimento, por outro lado, ainda é limitado pelo elevado número de casos de Covid-19 ao redor do mundo.

No noticiário corporativo, a proposta de fusão da Hapvida com a NotreDame Intermédica ganhou os holofotes nos últimos dias. O time de análise da Safra Corretora destaca que a combinação dos negócios tem potencial para melhorar os índices de sinistralidade e reduzir despesas, entre outras sinergias.

No entanto, mesmo após a correção de ontem, a forte valorização acumulada desde sexta-feira nas ações das duas empresas antecipou amplamente, segundo nossos especialistas, a capacidade que essa fusão tem para gerar valor.

Por isso, a recomendação de compra para os dois papéis foi retirada. Na prática, a avaliação é que há espaço para reduzir o peso dessas ações nas carteiras dos investidores. Quem quiser saber mais sobre esse movimento, pode acessar a página de análise de ações da nossa Central de Conteúdo pelo link que deixamos na descrição deste Morning Call.

IPCA em 2020 e 2021

O IBGE mostrou ontem que o IPCA acelerou para 1,35% em dezembro. O resultado veio acima das expectativas do mercado, e representa a maior variação mensal desde fevereiro de 2003. Mesmo assim, a inflação fechou 2020 com alta de 4,52%, dentro da meta perseguida pelo Banco Central.

Olhando à frente, a inflação deve seguir pressionada pelos preços dos alimentos e dos combustíveis, em razão dos aumentos nas refinarias que ainda não foram repassados para as bombas.

Apesar disso, janeiro deve trazer uma desaceleração nos preços, diante da redução das cobranças extras nas contas de luz. Quanto à projeção para o IPCA em 2021, o time do Safra mantém por enquanto a estimativa de 3,2%, mas sinaliza uma possível alta no número.