O Ibovespa teve ontem o melhor desempenho entre os principais índices de ações do mundo.

O ambiente institucional mais calmo levou o índice brasileiro a recuperar os 117 mil pontos na máxima do dia, impulsionado pelas ações do setor financeiro e também de áreas que se beneficiam com a vacinação no país, como educação, saúde e turismo.

Outro destaque positivo foi a Petrobras, que subiu mais de 3%, em meio à recuperação das cotações do barril de petróleo.

A commodity avançou diante de preocupações com as tempestades no Golfo do México, que podem afetar a produção. Ajudou ainda o aumento da previsão da Opep para a demanda global de petróleo.

Quanto aos indicadores econômicos da segunda-feira, o Relatório Focus segue apontando um cenário desafiador.

O consenso de mercado apurado pelo levantamento mais uma vez elevou a previsão para a inflação e diminuiu a projeção para o PIB tanto de 2021, quanto de 2022.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 oscilou ao longo do dia, mas voltou a fechar em alta, após uma sequência de cinco quedas.

O mercado operou em compasso de espera pela divulgação da inflação registrada no país no mês passado.

A projeção do Safra é que o índice CPI, que será conhecido daqui a pouco, tenha alta anual de 5,3% e mensal de 0,4%, um ritmo próximo ao registrado no mês anterior.

Os investidores também vêm acompanhando as discussões em torno do financiamento dos novos gastos propostos pelo governo do presidente Joe Biden.

Ontem os deputados do Partido Democrata divulgaram propostas de aumento de impostos em linha com o que foi apresentado pela Casa Branca.

Já aqui no Brasil, iremos acompanhar nesta manhã o resultado do setor de serviços em julho. Prevemos uma alta mensal de 1,2%, que significaria um ritmo levemente menor do que o mostrado no último levantamento.