Os índices de ações tiveram ontem um desempenho misto no exterior. Nos Estados Unidos, o Nasdaq e o S&P 500 reverteram as quedas da primeira metade da sessão e voltaram a fechar em nível recorde.

Os investidores continuam a monitorar os bons resultados das companhias por lá. Nesta semana, algumas das maiores varejistas americanas mostraram vendas mais fortes do que o esperado no terceiro trimestre.

Já o destaque de ontem foi a Nvidia, que chegou a disparar mais de 10%. Os resultados da empresa superaram as estimativas, impulsionados pela alta demanda por seus produtos de processamento gráfico.

Na Europa, por outro lado, o Stoxx 600 interrompeu a série de seis altas seguidas. Além da esperada realização dos recentes ganhos, o índice também esbarrou na cautela com o aumento de casos de Covid no continente.

A Alemanha, por exemplo, bateu ontem o recorde de contágios desde o início da pandemia, e precisou anunciar medidas de restrição a pessoas não vacinadas.

Aqui no Brasil, a queda do Ibovespa foi puxada pelas ações da Vale, que recuaram à menor cotação em um ano.

A empresa tem o maior peso individual na composição do índice, e tem seguido a tendência de baixa vista no mercado de minério de ferro desde o início do mês de agosto.

E como temos comentado, os investidores seguem monitorando de perto os desdobramentos da PEC dos Precatórios.

Segundo o senador Fernando Bezerra, relator da proposta e líder do governo no Senado, o texto deve ser votado pela Casa até o dia 30 de novembro.

O tema ganhou uma nova frente, com a apresentação de um substitutivo formulado por um grupo de senadores.

A emenda retiraria totalmente do teto de gastos o pagamento de precatórios no ano que vem, uma solução que foi criticada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Sobre um eventual aumento a servidores públicos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou ontem que entende que a PEC não abre espaço para essa medida.