Com um volume de negócios mais reduzido por conta do feriado nos Estados Unidos, o Ibovespa fechou com correção ontem. Já na Europa, o índice Stoxx 600 teve a terceira alta seguida, se aproximando do seu topo histórico.

O mercado de ações no continente teve apoio ontem do índice de serviços calculado pela Markit. A leitura de junho apontou a expansão mais rápida do setor na Zona do Euro desde 2007.

O mesmo índice também sinalizou ontem a maior aceleração do setor de serviços brasileiro em oito anos, em meio ao avanço no ritmo de vacinação contra a Covid.

É importante lembrar que se trata do setor mais sensível à pandemia, de forma que esses dados têm sido monitorados com atenção para avaliar eventuais impactos da variante delta do coronavírus sobre as economias.

Outro destaque de ontem foi a reunião da Opep e países associados. O grupo não chegou a um consenso para ratificar o aumento de cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia a partir de agosto. Assim, os preços da commodity avançaram, diante de um possível desequilíbrio no mercado em um momento de recuperação da demanda global.

Em Brasília, o governo confirmou ontem a extensão do auxílio emergencial até outubro, como já se esperava. O programa segue com os mesmos valores e beneficiários das últimas rodadas.

No noticiário corporativo, a Petrobras anunciou ontem um reajuste de 6% no preço da gasolina e de quase 4% no diesel. O aumento, o primeiro da gestão de Joaquim Silva e Luna, passa a valer a partir de hoje nas refinarias.

Já entre as empresas de saúde, o Safra ampliou neste mês a sua cobertura para ações de duas gigantes do setor. A classificação para Rede D’Or e Dasa é de compra, diante da combinação de solidez e potencial de valorização.

E a agenda de hoje é um pouco mais calma, e devem se destacar os índices da Markit e do ISM para o setor de serviços dos Estados Unidos em junho. Além disso, o mercado repercute as vendas de varejo registradas em maio na Zona do Euro.