Após o anúncio do IPCA aqui no Brasil na terça-feira, o destaque de ontem foi a divulgação da inflação nos Estados Unidos. O índice CPI subiu 0,5% em dezembro, uma variação levemente acima do esperado.

O avanço no mês foi puxado pelos grupos de moradia e de veículos usados, mas vale destacar o recuo nos preços da gasolina e do gás natural, que encerrou uma longa série de aumentos. No acumulado de 2021, a inflação americana subiu 7%.

Também tivemos novos dados de inflação da China, onde observamos desacelerações mais intensas do que o projetado tanto nos preços aos consumidores, quanto aos produtores.

A reação do mercado aos números das duas maiores economias do mundo foi positiva, abrindo espaço para uma boa recuperação da Bolsa brasileira na última sessão.

Na frente de combate à Covid, o governo de São Paulo anunciou ontem novas recomendações para conter o aumento de casos no Estado, como limitações de público em grandes eventos, mas descartou, por ora, maiores restrições ao funcionamento do comércio e dos serviços.

Na agenda de hoje, o IBGE apresenta agora de manhã a pesquisa mensal de serviços de novembro. O setor vem de dois meses seguidos de baixa, e a projeção do Safra é de leve contração de 0,1% na margem.

Já nos Estados Unidos, o mercado irá monitorar a divulgação do índice PPI, com a inflação observada nos preços de atacado no mês passado.

Ainda está prevista por lá a sabatina no Senado de Lael Brainard, diretora do Fed, que deve assumir a vice-presidência da instituição.