Os ativos brasileiros operaram ontem na contramão do mercado internacional. O real e o Ibovespa foram destaques negativos de desempenho, pressionados pelas preocupações com as contas públicas.

O principal índice de ações do Brasil chegou a perder o nível dos 110 mil pontos, enquanto o dólar foi negociado acima dos 5 reais e 60 centavos pela primeira vez em seis meses, mesmo com o leilão realizado pelo Banco Central de meio bilhão de dólares pela manhã.

A forte aversão a risco foi provocada pelo noticiário envolvendo o Auxílio Brasil. Segundo os jornais, o novo programa do governo federal, que irá substituir o Bolsa Família, pagaria um benefício maior do que o proposto pela equipe do ministro Paulo Guedes.

Após desmarcar um anúncio oficial na tarde de ontem, o governo ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas o plano ventilado implicaria deixar, no ano que vem, dezenas de bilhões de reais fora do teto de gastos.

O novo programa deve sair mais barato do que uma simples prorrogação do auxílio emergencial, já que seria direcionado a um público menor.

No entanto, a opção gera cautela por abrir possivelmente uma via de aumento de despesas às vésperas de um ano eleitoral, além de fragilizar a âncora fiscal que entrou em vigor no país há quatro anos.

E vale lembrar que o próprio Banco Central já alertou em outras ocasiões que um dos efeitos da flexibilização fiscal seria a elevação das expectativas para a inflação e, consequentemente, dos juros.

Nos Estados Unidos, o clima tem sido mais positivo para os negócios. O S&P 500 subiu ontem pela quinta sessão consecutiva e está menos de meio por cento abaixo do seu recorde histórico.

O mercado americano tem ganhado força com a temporada de balanços em curso por lá. O destaque de ontem foi a Johnson & Johnson, que subiu mais de 2% na Bolsa de Nova York ao superar as expectativas de lucro no terceiro trimestre.

Após o fechamento do pregão regular, foi a vez da Netflix apresentar números positivos, com crescimento da base de assinantes acima da projeção do mercado.

O noticiário corporativo também chamou a atenção no Brasil, com a aquisição da empresa de tecnologia Neoway pela B3, por quase 2 bilhões de reais.

Além disso, a Vale informou na última noite que a sua produção de minério de ferro subiu para perto de 90 milhões de toneladas no terceiro trimestre. A mineradora irá divulgar seus resultados financeiros na semana que vem.