Na última sessão, o Ibovespa seguiu o ritmo das Bolsas externas e fechou em alta pelo segundo dia consecutivo. 

O mercado reagiu ao avanço nas negociações sobre o teto da dívida norte-americana, o que se concretizou após o fechamento do mercado. 

Ontem à noite, o Senado dos EUA aprovou um acordo temporário para aumentar o teto da dívida país até dezembro, afastando assim os ricos de um calote inédito. Agora, o texto será votado na Câmara até a próxima semana e deverá ser aprovado, já que a casa é de maioria democrata. 

No entanto, esse é um acordo de curto prazo e até dezembro, mesma período em que o governo norte-americano terá que aprovar um novo orçamento para evitar um possível “shutdown”, o congresso terá que discutir novamente o teto da dívida do país. 

Na Europa, as noticias de que a Rússia pode aumentar o fornecimento de energia, trouxe certo alivio aos investidores que seguiam preocupados com uma possível crise energética e com o avanço da inflação nas economias do continente.

Apesar das duas sessões de alta, os investidores continuam acompanhando de perto alguns temas que estavam pressionando os mercados nas últimas semanas como a redução do programa de estímulos do Fed, a crise da Evergrande e um crescimento da China em ritmo mais lento. 

No mercado local, os investidores continuam monitorando os possíveis avanços da PEC dos precatórios. A votação do parecer deve acontecer na próxima semana.   

Hoje, o mercado aguarda a divulgação de importantes indicadores aqui no Brasil e nos EUA. 

No cenário local, o IBGE divulgará o IPCA de setembro. Esperamos que o índice acelere para 1,3% no mês, alcançando 10,3% em 12 meses. 

O mercado monitora de perto a divulgação do indicador, já que o avanço da inflação aliado a um cenário de crescimento da economia brasileira em ritmo mais lento, vem preocupando bastante os investidores. 

Nos EUA, teremos a divulgação da variação de postos de trabalho no mês de setembro. Esperamos que sejam criadas 414,0 mil vagas no mês, resultado superior aos 235,0 mil postos de trabalho criados em agosto.