O ambiente de cautela segue prevalecendo no exterior, e provocou desta vez um recuo de 0,28% no Ibovespa, aos 122.636 pontos. Já o dólar comercial encerrou em alta de 1,13%, cotado a R$ 5,31. Os índices de ações passaram o dia pressionados, com o Stoxx 600 fechando em baixa de 1,5% na Europa.

Ata do FOMC

Mas as quedas foram ampliadas no Brasil e nos Estados Unidos pela divulgação da ata da última reunião de política monetária do banco central americano. O documento mostrou que alguns dirigentes do Federal Reserve estariam abertos a discutir a redução de estímulos, em meio à recuperação econômica no país.

A interpretação que se refletiu nos preços dos ativos ontem é que essa posição apareceu na ata de modo mais explícito do que o esperado.

Privatização da Eletrobras

Internamente, o destaque de ontem foi a aprovação da Medida Provisória que trata da privatização da Eletrobras. As ações da empresa fecharam a última sessão com valorização em torno de 4%, antes da conclusão da votação na Câmara dos Deputados.

O texto segue agora para a análise do Senado, e precisa ser votado até o dia  22 de junho para não perder a validade. O modelo de desestatização é semelhante ao proposto pelo governo anterior, em que a emissão de novas ações irá diluir a participação estatal na Eletrobras.

A proposta prevê que a União seguirá controlando as usinas de Angra e Itaipu, e também manterá uma ação de classe especial na Eletrobras, chamada de golden share.

Uso emergencial de vacina

Também tivemos novidades na frente sanitária. A  Anvisa confirmou o recebimento do pedido do laboratório chinês CanSino para uso emergencial da sua vacina anti-Covid.

O produto é aplicado em apenas uma dose e tem, segundo os testes da empresa, eficácia geral de 65% após 28 dias da aplicação. A vacina da CanSino foi aprovada para uso emergencial no Chile no início de abril.

Agenda do dia

Na agenda de hoje, vamos conhecer o resultado da arrecadação brasileira em abril e os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. No âmbito corporativo, destaque para o balanço da gigante chinesa Tencent.

E o convidado de hoje na Tech Thursday Safra é Ricardo Batista, CEO do Tribanco. Você pode acompanhar a conversa a partir das 11 horas da manhã.