Ontem, o Ibovespa chegou a cair fortemente, mas reverteu as perdas seguindo as bolsas dos EUA, e aos 45 do segundo tempo fechou a sessão em leve alta. 

Os índices norte-americanos viraram para o azul após notícias de que os republicanos apresentariam uma proposta para um acordo em relação ao teto da dívida dos EUA. O possível acordo tira pressão do congresso norte-americano, em relação ao risco de um calote histórico.

No cenário local, apesar do fechamento positivo, o Ibovespa chegou a sofrer bastante durante a sessão, chegando a cair mais de 2%, após números da economia brasileira ficarem bem abaixo do esperado.

Dados do varejo mostraram um recuo de 3,1% em agosto, na comparação mensal, resultado bem abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado.

Na comparação com agosto de 2020, a queda foi de 4,2%, enquanto nossa projeção era de um avanço de 2,1%.
O indicador se junta a um cenário desafiador para a economia brasileira, que vem apresentando dados abaixo de esperado, porém com um avanço dos indicadores de inflação.

Nos EUA, destaque também para os dados de emprego. O instituto ADP mostrou criação líquida de 568 mil de vagas de trabalho em setembro, número acima da expectativa do mercado, que estimativa criação de 428 mil.

O mercado aguarda dados de outro indicador que também mostra dados de emprego na economia americana. Nossa estimativa é a de criação liquida de 414 mil vagas em setembro, enquanto a mediana do mercado sugere criação de 488 mil vagas. Os números serão publicados na sexta-feira.

Em dia com a agenda local menos movimentada, o destaque no Brasil é para discurso do presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Porém, no exterior, o mercado aguarda dados importantes, como os da produção industrial na Alemanha e o indicador de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA.

Na China, destaque para PMI composto e de serviços. A possibilidade do crescimento da economia chinesa em ritmo mais lento vem preocupando os investidores e fazendo pressão nos mercados globais.

E logo mais, a partir das 11 horas da manhã, acompanhe mais uma edição da Tech Thursday Safra. Conversaremos com Orlando Cintra, da BR Angels, empresa que ajuda a alavancar o empreendedorismo e o crescimento no país. Assista em nosso canal do Safra no YouTube ou pelo link na descrição deste Morning Call.