Logo pela manhã de ontem, o Ibovespa chegou a superar a marca dos 100 mil pontos. Esse movimento foi impulsionado pelo dado de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que veio melhor que o esperado ao apontar uma queda de 1,4 milhão para 1,3 milhão de pedidos na última semana.

No entanto, os mercados não conseguiram sustentar esse desempenho positivo e ao longo do dia viraram para queda, encerrando o dia em baixa de 0,61%, aos 99.160 pontos. O dólar, que chegou a cair abaixo do patamar de R$ 5,30 durante a manhã, encerrou o dia próximo da estabilidade, em leve queda de 0,18%, aos R$ 5,34.

Confira as explicações do estrategista Jorge Sá:

Coronavírus vs. indicadores

Apesar de vários indicadores no Brasil e no exterior estarem mostrado uma melhora da economia em relação aos primeiros meses da pandemia, continuam as incertezas em relação a uma segunda onda de contaminações, especialmente nos Estados Unidos, o que contribui para esse ambiente de volatilidade.

No Brasil, o ministério da Economia divulgou que os pedidos de seguro-desemprego recuaram pela primeira vez desde o início da pandemia. Foram 653 mil pedidos em junho, uma queda de 32% sobre maio. Ainda assim, ao avaliarmos os dados do primeiro semestre, o número mostra a dimensão da crise. No período, foram acumulados 3 milhões e 950 mil pedidos, um crescimento de aproximadamente 15% sobre o ano passado.

Uma das medidas de combate aos efeitos da crise são os empréstimos a micro e pequenas empresas. Ontem, a Caixa e o Banco do Brasil anunciaram que atingiram o limite do Pronampe, que é um programa de crédito a essas empresas. Juntos, os dois bancos tinham à disposição 6,9 bilhões de reais para conceder em empréstimos. Com isso, o Ministério da Economia liberou mais 1 bilhão de reais para a Caixa, e o Banco do Brasil já entrou com o pedido para também ampliar seu limite, que deve ser estendido em mais 1 bilhão.

Reabertura em São Paulo

E ontem também foi anunciada mais uma etapa no processo de reabertura da cidade de São Paulo, que representa o maior centro econômico do país. 70 parques municipais, incluindo o maior deles, o Ibirapuera, reabrirão para o público na próxima segunda-feira. Ainda permanecem algumas regras, como a proibição de reabrir aos finais de semana. Academias também poderão voltar a funcionar.

Inflação e serviços

Hoje temos dois indicadores econômicos importantes para monitorar, ambos divulgados pelo IBGE, às 9 horas. Trata-se do IPCA de junho e a pesquisa mensal de serviços de maio.

O time de Macroeconomia do Safra projeta que vamos passar de uma deflação em maio para uma inflação de 0,31% em junho. Na comparação anual, a estimativa é por uma alta de 2,19% em junho.

Já no setor de serviços, a projeção é por uma queda de 14,4% no volume de serviços prestados em maio, também na comparação anual.

Live com ministro

E não deixe de acompanhar, também, a live do Safra com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.