Após a queda observada no início da semana, ontem foi um dia de leve recuperação no mercado brasileiro. O Ibovespa fechou com ganhos de 0,70%, aos 116.636 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 0,76%, cotado a R$ 5,16. Lembramos que os mercados continuarão fechados nos próximos dois dias.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro em nosso Morning Call.

Nova cepa do coronavírus

No entanto, as atenções continuam voltadas para a nova cepa do coronavírus identificada no Reino Unido.

Especialistas têm demonstrado confiança de que as vacinas irão funcionar contra a nova variante. A Pfizer e a BioNTech já estão conduzindo testes adicionais para confirmar essa hipótese, e os resultados devem sair nas próximas duas semanas. A vacinação na União Europeia deve começar no próximo domingo.

Mais um pacote de estímulos nos EUA

Nos Estados Unidos, o Congresso encerrou nessa semana um impasse de meses com a aprovação do pacote de estímulos de cerca de 900 bilhões de dólares.

Mas ontem o presidente-eleito, Joe Biden, enviou uma mensagem de que o Congresso deve se preparar para começar a negociar um novo pacote no início do próximo ano. Ele ainda alertou que o pior da pandemia está por vir.

Fase vermelha em SP

No Brasil, destaque para o estado de São Paulo, onde o governo anunciou o retorno à fase vermelha durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro, e durante os dias 1, 2 e 3 de janeiro. Nessa fase, o comércio não essencial, como bares e restaurantes, permanecerá fechado.

Levando em conta os indicadores mais recentes, nosso time de Macroeconomia avalia que a tendência da recuperação econômica permanece, apesar da alta nas contaminações nas últimas semanas, mas continuamos monitorando esse cenário de perto. Nossa projeção para o PIB é de retração de 4,1% neste ano, e crescimento de 4,4% no próximo.

Agenda do dia

Para hoje, a agenda reserva uma série de indicadores econômicos. Nos Estados Unidos, durante o período da manhã, serão anunciados o índice de inflação para novembro, um indicador de consumo das famílias também em novembro, e a confiança do consumidor neste mês de dezembro.

Já no Brasil, conheceremos números do Banco Central sobre o estoque de crédito em novembro.

Volatilidade

E com a proximidade dos feriados de fim de ano, o volume negociado na Bolsa tende a ser reduzido tanto hoje quanto nos próximos dias.

Lembramos que em momentos de volumes mais baixos o mercado pode reagir com mais força tanto a notícias negativas quanto a notícias positivas, podendo gerar um pouco mais de volatilidade.

Inflação

Ontem, o IBGE divulgou o IPCA-15 de dezembro, índice conhecido como prévia da inflação. Ele mostrou alta de 1,06% nos preços na comparação com novembro. E no acumulado do ano, o IPCA-15 fechou em alta de 4,23%.

O resultado de dezembro veio muito próximo do esperado pelo nosso time de Macroeconomia, que estimava alta de 1,07% na passagem mensal. Já os núcleos do índice, medida que exclui itens mais voláteis da conta, surpreendeeram positivamente. A alta foi de 0,39%, contra um resultado esperado de 0,54%.

Após a divulgação, o nosso time de Macroeconomia está revisando a projeção do IPCA para o mês fechado de dezembro. A previsão, hoje, está em alta de 1,3%.