A Bolsa pausou a sequência de ganhos dos últimos dias.Na terça-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,92%, aos 96.747 pontos, enquanto o dólar comercial apresentou alta de 0,71%, aos R$ 4,89.

Este é um movimento normal após períodos de forte alta, com investidores procurando embolsar parte dos ganhos recentes. Lembramos que foram sete pregões consecutivos no terreno positivo, a maior série em dois anos, acumulando valorização de mais de 12%.

Nos Estados Unidos, onde os mercados também vieram de uma forte sequência de ganhos, o movimento de ontem foi bastante similar: o índice S&P500 recuou 0,78%, após na véspera ter zerado o resultado negativo do ano.

Confira o Morning Call de hoje com o estrategista Jorge Sá:

No noticiário local, tivemos uma série de anúncios na política econômica. O ministro Paulo Guedes revelou, durante reunião ministerial, que o programa de auxílio emergencial será ampliado por mais dois meses, até o final de agosto, mas com a metade do valor, agora com parcelas de R$ 300.

O ministro também adiantou algumas das novidades que ainda serão detalhadas pelo governo. Entre elas, diversos programas sociais, incluindo o Bolsa Família, devem ser unificados em um programa que será conhecido como Renda Brasil.

Também será retomado o Programa Verde Amarelo para o mercado de trabalho. Ele havia sido anunciado no começo do ano por meio de medida provisória, mas perdeu a validade em abril. Por fim, o ministro também revelou que o Banco Central fará um anúncio para apresentar novas medidas para escoar o crédito na economia.

Reabertura começa em São Paulo

Em São Paulo, mais uma notícia importante sobre a retomada das atividades. A prefeitura liberou a retomada do comércio de rua a partir de hoje e dos shoppings a partir de amanhã. No entanto, permanecem algumas regras de restrição. Entre elas, haverá limite de lotação nos estabelecimentos e horário de funcionamento máximo de 4 horas por dia e fora dos horários de pico.

Inflação

Na agenda de hoje, há dois eventos que devemos acompanhar de perto. Agora pela manhã, o IBGE divulga os dados de inflação para maio. O time de Macroeconomia do Safra projeta deflação de 0,49% sobre o resultado de abril.

BC dos EUA

E, durante a tarde, o banco central americano divulga sua decisão de política monetária. O mercado não espera grandes novidades neste anúncio, mas as atenções vão se voltar para o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, em busca de pistas sobre como o banco central está avaliando o momento atual da economia e quais são os possíveis próximos passos.

Fundos multimercados

Ontem comentamos sobre a renda fixa e sua importância para todos os investidores. Outra classe que aparece em nossas indicações para todos os perfis são os fundos multimercados.

Esse produto é um dos mais flexíveis para navegar por cenários de volatilidade. Por atuar em diferentes mercados, ele tem agilidade para aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do mês, e ao mesmo tempo conseguem se proteger quando necessário.

Ontem, por exemplo, conversamos com Luiz Wetzel, gestor responsável pela mesa de fundos multimercados da Safra Asset. Ele contou como conseguimos nos antecipar ao cenário, preservar o patrimônio dos clientes no momento mais agudo da crise e retomar os ganhos a partir de então. Ele também comentou o que podemos esperar do cenário daqui pra frente. Você pode rever a conversa no link que está na descrição deste vídeo no YouTube.

Vale lembrar que a prateleira de produtos do Safra foi construída ao longo dos anos para incluir alternativas para todos os perfis de risco. Nós temos o Safra Galileo, que é um de fundos mais conceituados da indústria de fundos multimercados e que já se provou contra diversos cenários de crise, inclusive o atual. Além dele, destacamos para o momento atual o Safra Fermat, o Safra Maxwell e o nosso mais novo fundo: o Safra Euclides.