Os mercados tiveram um novo dia de fortes ganhos ontem. A indefinição de um vencedor nas eleições americanas não impediu o Nasdaq, o destaque do dia, de disparar quase 4%. Por aqui, o Ibovespa saltou para perto dos 98 mil pontos. Veja abaixo no nosso Morning Call o que movimentou o dia:

Nos Estados Unidos, o candidato democrata Joe Biden bateu um recorde ao ultrapassar a marca de 70 milhões de votos recebidos para presidência. No colégio eleitoral, ele tinha 253 votos até a manhã desta quinta-feira, segundo a contagem do New York Times, fazendo seu caminho até a Casa Branca depender somente da confirmação de vitórias em Nevada e Arizona, onde ele já tem vantagem.

A campanha do atual presidente Donald Trump, por sua vez, acionou a Justiça para interromper a apuração dos votos em Michigan e Pensilvânia, além de pedir a recontagem no Wisconsin.

Já no Legislativo, a tendência é que os republicanos sigam no controle do Senado, e os democratas mantenham o comando da Câmara. Assim como ontem, as bolsas europeias e o mercado futuro americano operam em firme alta hoje.

Indústria e desoneração

Quanto ao noticiário doméstico, a produção da indústria brasileira avançou 2,6% em setembro, na comparação com agosto. O resultado informado ontem pelo IBGE veio um pouco abaixo da projeção do time de Macroeconomia do Safra, mas mesmo assim foi suficiente para apagar as perdas provocadas pela pandemia em março e abril.

Já em Brasília, o Congresso derrubou ontem o veto presidencial à prorrogação da desoneração da folha até 2021. A medida se aplica a empresas de 17 setores. Em vez de pagarem 20% sobre os salários, os encargos previdenciários poderão variar de 1 a 4,5% do faturamento.

Carteiras recomendadas

Temos mostrado aqui um início de novembro marcado pelo bom desempenho do mercado de ações tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos. Se você quiser saber quais são os papéis preferidos do time de análise da Safra Corretora para este mês, não deixe de conferir as atualizações das nossas carteiras recomendadas.

Na Carteira de BDRs, indicada para quem deseja ter investimentos ligados a grandes empresas do mercado americano, nossos especialistas sugerem um aumento na exposição a companhias como Walmart e Nike, compensando a retirada de Visa do portfólio.

Já na Carteira Recomendada de Ações, nossos analistas promoveram a substituição das units do Santander Brasil pelos papéis preferenciais do Itaú Unibanco. O setor financeiro permanece assim com a maior participação na carteira.

E para a Carteira de Dividendos, a recomendação é trocar BB Seguridade e Cesp, por Bradespar e Energisa. Acesse os links que deixamos na descrição deste Morning Call e confira todos as ações e BDRs recomendados pela Safra Corretora para este mês