Com o cenário doméstico ainda indefinido, o Ibovespa não seguiu as bolsas internacionais e fechou em queda ontem.

Internamente, o Relatório Focus seguiu apontando um aumento nas expectativas para a inflação. A projeção mediana do mercado para o IPCA agora é de 7,11% em 2021 e 3,93% no ano seguinte, números um pouco acima do esperado pelo Safra.

No exterior, os índices preliminares de atividade da Markit para agosto mostraram que a Zona do Euro segue sustentando um ritmo de crescimento perto da máxima histórica, enquanto o Reino Unido e os Estados Unidos perderam ímpeto, mas seguem em expansão.

O sentimento positivo também ganhou força depois que a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos autorizou em definitivo o uso da vacina contra a Covid da Pfizer.

É a primeira aprovação do tipo no país, que vinha aplicando desde dezembro o imunizante em caráter emergencial. A expectativa das autoridades é que a notícia incentive mais americanos a se vacinar. Lembrando que Pfizer recebeu o registro definitivo aqui no Brasil em fevereiro.

Com isso, o destaque de ontem foi o índice Nasdaq, que subiu 1,5% e bateu o recorde histórico que havia sido alcançado no início do mês.

Em Brasília, foi publicada ontem a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. O presidente da República vetou o aumento do Fundo Eleitoral proposto pelo Congresso, que passaria de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões.

Segundo o governo, o novo valor do fundo ainda será incluído no Orçamento do ano que vem, que deve ser enviado até o fim do mês.

Por outro lado, não foram vetados os dispositivos relacionados às emendas de relator e de comissões permanentes, instrumentos que seriam menos transparentes, segundo analistas de finanças públicas.