O mercado brasileiro teve mais um dia de ganhos ontem. Após se aproximar dos 80 mil pontos durante o pregão, o Ibovespa terminou o dia aos 76,3 mil pontos, em alta de 3%. Já no cenário internacional, o tom foi de cautela, após o número de mortos pelo coronavírus chamar a atenção em importantes centros. O foco do noticiário ficou em Nova York, onde já foram registradas mais de 700 mortes apenas na terça-feira. Esse é o maior número já registrado lá até o momento.

Ainda nos Estados Unidos, uma reportagem publicada pela Bloomberg informou que a equipe de Donald Trump está estudando uma alternativa para reabrir a economia mais cedo, em um plano que passaria por ampliar de modo significativo o número de testes. Essa medida começaria em cidades menores ou naquelas em que não foram gravemente atingidas pela doença.

Veja a seguir os comentários de nosso estrategista Jorge Sá:

O fato é que ainda há muitas incertezas no cenário. Em outros lugares do mundo, o número de mortes também se destacou ontem. Na Espanha, por exemplo, o número subiu após mostrar sinais de estabilização nos últimos cinco dias.

A notícia positiva ficou para a cidade chinesa de Wuhan, primeiro epicentro da crise do coronavírus no mundo, que anunciou o fim da sua quarentena. Isso vem logo após a China reportar o primeiro dia desde janeiro sem mortes pela doença. A cidade, com 11 milhões de moradores, estava fechada desde o fim de janeiro.

Para além do coronavírus, os investidores continuam monitorando os preços do barril de petróleo, que trouxeram muita volatilidade em março. Ontem, registramos mais uma forte queda nos preços, que vinham se recuperando desde que foi anunciada, na semana passada, uma reunião entre a Opep e países aliados para discutir um acordo internacional sobre os preços. A reunião segue prevista para acontecer amanhã.

No Brasil, o destaque do dia foi o detalhamento de como vai funcionar o auxílio emergencial de R$ 600 por mês a trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores. Para atender quem não tem conta bancária, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai abrir 30 milhões de contas digitais. O pagamento será escalonado e começa amanhã.

É uma notícia positiva, no sentido de começar a operacionalizar aquelas medidas de estímulos que foram anunciadas anteriormente. Apenas ontem, a Caixa Econômica recebeu mais de 15,1 milhões de cadastros de trabalhadores informais interessados em receber o auxílio emergencial. 

O time de Macroeconomia do Safra também fez um leve ajuste nas projeções de inflação. Por conta da significativa contração na atividade, agora a projeção para o IPCA recuou para 2,1% neste ano e para 3,3% no próximo. Antes, os números esperados eram 2,2% e 3,5%, respectivamente.

Alocação recomendada

Publicamos hoje o nosso relatório mensal com a visão de investimentos para o mês. Promovemos alguns ajustes, com pequenas alterações nas carteiras. Diminuímos marginalmente a exposição à renda variável, apesar de continuarmos acreditando no potencial dessa classe de ativos, em uma busca de mais equilíbrio no balanço de oportunidades e riscos neste novo cenário.

Aumentamos as posições em fundos multimercados, que apresentam um perfil mais defensivo que a renda variável, mas podem reagir rapidamente para capturar o movimento de alta quando os mercados iniciarem uma recuperação, e na renda fixa prefixada, que oferece boas oportunidades em títulos com prazos mais longos.

Sugerimos cautela ao realizar essas realocações. Este rebalanceamento das carteiras pode ser feito com os novos recursos que você tem disponível para investir ou através da liquidez gerada por alguns clientes durante a fase mais aguda de perdas dos mercados no mês de março.

Para entender um pouco mais sobre o cenário atual para investimentos, ontem também promovemos uma live entre Ricardo Negreiros, diretor da Safra Asset, e Mauricio Hazzan, diretor de investimentos do Safra Private Banking.

Ajuda a instituições

O Banco Safra iniciou mais uma etapa de ajuda no combate ao coronavírus. São mais R$ 10 milhões para ajudar outras instituições que não estavam na primeira etapa, sempre com foco em saúde pública.

Desta vez foram contempladas: Graacc (instituição que cuida de crianças e adolescentes com câncer); Casa de Saúde Santa Marcelina (que atende à população dos bairros da Zona Leste de São Paulo); Hospital das Clínicas de Botucatu; Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (MG); Hospital São José de Criciúma; e Santa Casa de Vassouras (RJ) e Hospital das Clinicas de Campinas.