Os mercados ao redor do mundo tiveram uma nova correção na terça-feira, mas voltaram a registrar ganhos ontem. Enquanto a Bolsa brasileira esteve fechada, o S&P 500, por exemplo, subiu quase 1% nos Estados Unidos, recuperando parte das quedas observadas no início da semana.

Na terça-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,72%, aos 120.062 pontos. Já o dólar comercial encerrou em alta de 0,15%, cotado a R$ 5,56.

Já agora de manhã, os índices europeus e asiáticos indicam que os investidores seguem com apetite a risco na sessão de hoje.

Noticiário local

Entre os destaques dos últimos dias, acompanhamos os números da arrecadação federal. Segundo a Receita, o recolhimento de impostos atingiu quase 138 bilhões de reais em março, um recorde para o mês.

O valor veio acima do consenso de mercado, e representa uma alta real de 18,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Vale ponderar que a arrecadação de março reflete o nível da atividade em fevereiro, de modo que a nova onda de Covid no país não afetou tanto esse resultado.

Também estiveram no radar a retomada da produção no Instituto Butantan de mais de 5 milhões de doses da CoronaVac, bem como a aprovação do regime de urgência na Câmara dos Deputados para análise do projeto que abre caminho para a privatização dos Correios.

Agenda do dia

Na agenda de hoje, os investidores repercutem nesta manhã a decisão de política monetária do Banco Central Europeu e os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Internamente, vamos acompanhar o desfecho do Orçamento de 2021. A expectativa é que o presidente da República sancione hoje o texto, com vetos a algumas emendas parlamentares.

E na Safra Tech Thursday de hoje, vamos conversar com Rodrigo Dantas, fundador da plataforma de pagamentos VÍNDI. Você pode acompanhar a live a partir das 11h.