O Ibovespa conseguiu um firme avanço no último pregão, iniciando a semana mais próximo dos 118 mil pontos. E a expectativa é que as campanhas de vacinação ao redor do mundo sigam contribuindo para um ambiente positivo nos mercados. Saiba mais no Morning Call do Safra:

Os países da União Europeia começaram neste final de semana a imunizar a sua população com a substância produzida pela Pfizer. Já aqui na América Latina, doses da farmacêutica americana já começaram a ser aplicadas em chilenos e mexicanos.

Outro evento positivo é o acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia, que enfim foi confirmado, ajudando a reduzir as incertezas após o Brexit, que irá ocorrer na sexta-feira.

Por outro lado, há um pouco de cautela em relação aos Estados Unidos, por conta da demora do presidente Donald Trump para sancionar a ajuda econômica acertada pelo Congresso.

Mercado de trabalho

O Ministério da Economia informou na semana passada que o país registrou uma criação líquida de 414 mil postos formais de trabalho em novembro. O número surpreendeu positivamente, com destaque para o forte ritmo de admissões.

Com esse resultado, o saldo de 2020 ficou positivo pela primeira vez. O time de Macroeconomia do Safra calcula que o acumulado no ano será de geração em torno de 150 mil vagas.

Já na agenda desta semana, o destaque vai para a divulgação, amanhã cedo, da taxa oficial de desemprego no país. Nossos especialistas esperam que ela siga no nível de 14,6%, enquanto a expectativa mediana do mercado projeta avanço para 14,8%.