O Ibovespa acompanhou durante a maior parte do dia o avanço do mercado americano, mas sofreu uma correção logo após encostar em 121 mil pontos. Entenda no Morning Call do Safra o que aconteceu:

O bom humor foi limitado na reta final dos negócios, depois que manifestantes favoráveis ao presidente Donald Trump invadiram o prédio do Congresso dos Estados Unidos, interrompendo os debates sobre a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições à presidência.

Ainda assim, as ações por lá subiram, também em meio à contagem de votos na Geórgia. Isso porque a indicação de que as duas vagas no Senado seriam conquistadas pelos democratas gerou expectativas por estímulos fiscais mais volumosos no país. A confirmação desse resultado saiu somente após o fim dos negócios.

Com isso, o destaque por lá foram as empresas que tendem a se beneficiar com o aquecimento da economia. O índice Dow Jones, por exemplo, chegou a ultrapassar os 31 mil pontos pela primeira vez na história.

Já o índice de tecnologia Nasdaq fechou em queda ontem. A leitura do mercado é que o domínio legislativo dos democratas aumenta a chance de haver apertos regulatórios contra as grandes empresas do setor. Vale lembrar, no entanto, que há diferentes correntes dentro do partido, e que pautas assim não são consensuais.

De todo modo, o sentimento positivo prevaleceu sobre dados fracos do mercado de trabalho americano. O relatório do instituto ADP apontou ontem que o setor privado cortou mais de 120 mil vagas no mês passado. Foi o primeiro fechamento líquido registrado pelo levantamento desde abril. Os números oficiais de emprego serão divulgados amanhã.

Campanhas de vacinação

Além de acompanhar o cenário econômico, seguimos monitorando com atenção a frente sanitária de combate à pandemia. Ontem, a vacina da Moderna recebeu autorização para uso emergencial na União Europeia, onde a substância da Pfizer já vem sendo aplicada desde dezembro.

Aqui em São Paulo, o Instituto Butantan informou que apresentará hoje os resultados de eficácia da CoronaVac. A previsão do governo estadual é que o início da vacinação ocorra no dia 25 de janeiro. A expectativa das autoridades é imunizar 9 milhões de pessoas até o fim de março.