O Ibovespa voltou a destoar da tendência global dos mercados, mas desta vez de maneira positiva.O índice brasileiro retomou ontem os 126 mil pontos, puxado pela firme alta nas ações da Vale e das siderúrgicas.

Já os principais índices americanos operaram em compasso de espera pelos eventos dos próximos dias, mas, ainda assim, ampliaram mais uma vez os seus recordes de pontuação.

Entre os dados divulgados ontem nos Estados Unidos, as vendas de novas residências tiveram um recuo inesperado de mais de 6% em junho, ficando quase 20% abaixo do registrado no mesmo mês de 2020.

Na Europa, as bolsas fecharam com ligeiras variações. Por lá, um dos principais levantamentos de confiança empresarial do continente apontou uma moderação do otimismo na Alemanha, em meio a gargalos de fornecimento e preocupações com a variante delta do coronavírus.

Também estão no radar dos investidores as sinalizações do governo da China, já que os novos apertos regulatórios de Pequim e os focos de tensão com o governo americano têm sido fatores de pressão sobre as ações do país asiático.

E como temos comentado ao longo deste ano, o controle da inflação tem sido um desafio para a economia brasileira, por conta de diversos fatores, como a pressão sobre os preços das commodities e, mais recentemente, da energia elétrica.

O maior impacto na prévia de julho, por exemplo, veio justamente da energia, em razão do reajuste de mais de 50% na cobrança adicional da bandeira tarifária vermelha dois.

Com isso, o Safra revisou algumas projeções para este ano. Nosso cenário-base agora prevê que o IPCA irá acumular alta de 6,6% em 2021, ante estimativa anterior de 6,4%.

Diante desse avanço mais forte dos preços, o Safra passou a prever que o Banco Central terá que acentuar o movimento de alta de juros, levando a Selic a 7% até o fim do ano. A projeção anterior era de 6,5%.

Na agenda interna de hoje, iremos monitorar o desempenho das contas externas em junho. Já nos Estados Unidos, os investidores repercutem os números trimestrais da Apple, Microsoft e Google.

Vai ao ar nesta manhã mais um episódio da série Cenários. A jornalista Sonia Racy entrevista o executivo Bruno Garfinkel, presidente do conselho de administração da Porto Seguro. Para acompanhar, basta acessar, a partir das 11h, o canal do Safra no Youtube.