O Ibovespa acumulou leve ganho de 0,5% no mês de junho. Nesse período, o índice foi liderado pela alta de mais de 20% das ações da Via Varejo. Vale destacar que o Safra trabalha com um cenário positivo para a Bolsa no semestre que se inicia.

Em meio ao avanço da imunização dos brasileiros contra a Covid, acreditamos em uma recuperação de papéis mais sensíveis à pandemia, como os que pertencem ao setor financeiro, de educação, transportes e o próprio varejo.

Já no exterior, o destaque do mercado de ações em junho foi o Nasdaq. O índice americano de tecnologia acumulou alta superior a 5% no mês.

No mercado de câmbio, o real teve um dos melhores desempenhos entre as principais moedas do mundo. O dólar por aqui recuou 4,8% no período.

Quanto aos dados divulgados ontem, o IBGE informou que o desemprego no país ficou em 14,7%, atingindo quase 15 milhões de pessoas. A taxa veio em linha com a estimativa do Safra.

Acompanhamos ainda o desempenho do mercado de trabalho no setor privado dos Estados Unidos. Segundo o relatório da ADP, foram criadas mais de 690 mil vagas em junho, resultado mais positivo do que o esperado.

Na agenda de hoje, iremos conhecer o resultado da balança comercial em junho. A mediana das projeções indica superávit perto de US$ 12 bilhões. Outro destaque interno é a divulgação do Caged, que foi adiada para esta manhã.

Teremos ainda os dados finais do índice industrial calculado pela Markit, que irão indicar o desempenho do setor em junho no Reino Unido, na Zona do Euro, nos Estados Unidos e também no Brasil.

Os investidores ainda estarão atentos ao índice do ISM para a indústria americana. A previsão do mercado é que o levantamento mostre forte expansão mais uma vez.