O Ibovespa ganhou tração ontem e conseguiu fechar os negócios em firme alta, se descolando do exterior. O avanço foi impulsionado pela valorização de papéis do setor financeiro que respondem por boa parcela do índice.

O apetite dos investidores também se estendeu às ações da Petrobras, após a empresa soltar seus números operacionais do primeiro trimestre. A estatal produziu em média o equivalente a quase 2,8 milhões barris por dia, uma alta de 3% em relação aos três meses anteriores.

Outro destaque de ontem foram os novos dados do mercado de trabalho formal. Segundo o Ministério da Economia, houve geração líquida de 184 mil postos com carteira assinada em março. O país registra assim um saldo positivo de 837 mil empregos em 2021.

Em relação ao combate à Covid, o governo de São Paulo anunciou ontem o início da produção da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. De acordo com as autoridades estaduais, o objetivo é produzir 18 milhões de doses antes de julho, sem depender da importação de matéria-prima. A aplicação do imunizante depende ainda do aval da Anvisa.

Lá fora, os índices americanos tiveram leve recuo ontem, apesar dos números positivos de Google e Microsoft, que reportaram crescimento de dois dígitos nas vendas do primeiro trimestre. E após o fechamento dos negócios, Apple e Facebook mostraram números bem melhores do que o esperado pelo mercado, gerando fortes altas em suas ações após o horário regular do pregão.

Já a decisão do Fed e os comentários do seu presidente, Jerome Powell, não mudaram significativamente o rumo dos ativos ontem. Apesar de reconhecer que a economia americana está acelerando, o banco central do país manteve juros e programas de estímulos inalterados.

Lembrando que a atenção do mercado hoje se volta para a divulgação do PIB dos Estados Unidos e para a repercussão do pacote apresentado ontem pela Casa Branca, que prevê quase US$ 2 trilhões em investimentos com foco nas famílias americanas e na educação.