Os mercados passaram ontem por um dia de realizações no exterior, após os firmes ganhos registrados na semana passada. Na Europa, a principal correção veio da Bolsa de Frankfurt, enquanto em Nova York a maior queda foi observada no índice de tecnologia Nasdaq.

Aqui no Brasil, o Ibovespa chegou a se descolar do movimento lá fora, ao encostar nos 122 mil pontos. O índice de ações contou com o bom desempenho das ações da Petrobras, que fecharam em alta de mais de 5%, após o discurso do seu novo presidente.

Joaquim Silva e Luna indicou que não pretende desvincular os preços praticados pela empresa do mercado internacional, o que amenizou parte da cautela do mercado em relação à política de reajustes da estatal.

Ontem também tivemos novidades no noticiário de vacinas. A Anvisa informou que autorizou testes de fase três para uma sexta vacina contra a Covid-19 no Brasil. Os novos ensaios são patrocinados pela biofarmacêutica chinesa Clover, e também irão ocorrer em outros países, como Espanha e Inglaterra.

Live com Luiza Trajano

O resultado do IBC-Br divulgado ontem veio bem melhor do que o esperado pelo Safra e pelo mercado. O índice apontou um avanço de 1,7% na atividade, colocando um viés um pouco mais positivo para o PIB do primeiro trimestre, apesar da preocupação com o impacto da pandemia sobre o resultado de março.

Na agenda de hoje, vamos acompanhar à tarde o anúncio da arrecadação registrada pela Receita Federal no mês passado. A expectativa mediana dos analistas é de cerca de R$ 119 bilhões.

Antes disso, às 11h, vai ao ar mais uma live da série Cenários. Desta vez, a jornalista Sonia Racy recebe Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza.