Com o firme avanço de sexta-feira, o Ibovespa conseguiu acumular ganho semanal de 0,3%. O dólar, por sua vez, registrou alta de mais de 2% na semana passada, após chegar a operar no nível de R$ 4,90 no final de junho.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 emplacou a sua sétima sessão consecutiva de alta, a maior sequência em 10 meses. O índice americano, que já estava operando em nível recorde, subiu quase 2% na semana passada.

No último pregão, o otimismo lá fora foi reforçado pelos novos dados oficiais de emprego nos Estados Unidos. Foram criados 850 mil postos de trabalho em junho, número em linha com o esperado pelo Safra e acima da mediana do mercado. Já a taxa de desemprego teve leve aumento, por conta da maior procura por trabalho no país.

Aqui no Brasil, também tivemos dados positivos na sexta-feira. Segundo o IBGE, após três meses de queda, a produção industrial cresceu 1,4% na passagem de abril para maio. O resultado veio bem acima da estimativa do Safra.

Teremos uma semana de negócios mais curta, mas que contará com eventos importantes. O mercado brasileiro não abrirá na sexta-feira, e o mercado americano está fechado hoje, o que tende a reduzir a liquidez ao redor do mundo.

No entanto, os investidores estão atentos nesta segunda-feira à reunião da Opep com países associados. Isso porque a decisão sobre mudanças na produção de petróleo, que estava prevista para a semana passada, ainda segue em aberto.

Mais à frente, o destaque no exterior está previsto para quarta-feira, quando será conhecida a ata da última reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos. Já na agenda interna, teremos na quinta-feira a leitura do IPCA para o mês de junho.

Vale destacar que temos agora um novo cenário-base para a inflação. Diante dos choques nos preços de alimentos e combustíveis, bem como do reajuste nas bandeiras de energia, o Safra elevou a projeção para o IPCA de 2021 para 6,4%.

Mas para o ano que vem, a perspectiva é de reversão parcial desse cenário, de modo que reduzimos a estimativa para 2020 para alta de 3,3%.