Mais uma vez, o dia foi de fortes perdas em todo mundo. No Brasil, o Ibovespa terminou a quarta-feira, 18, abaixo dos 67 mil pontos, em queda de 10%. Nosso estrategista Jorge Sá explica que houve uma piora considerável na percepção dos agentes econômicos e de investidores sobre a crise.

Isso acontece à medida que o coronavírus segue avançando e novas medidas de restrição vão sendo colocadas em prática ao redor do mundo, evidenciando a paralisia nas economias.

Veja o Morning Call completo:

Todos os dias novas instituições financeiras de relevância no cenário internacional têm revisado suas projeções, sinalizando que um cenário de recessão parece ser o mais provável. Ontem, por exemplo, foi a vez do banco americano JPMorgan prever uma queda de 1,8% no PIB dos Estados Unidos neste ano.

A leitura dos principais agentes do mercado é de um impacto forte no primeiro semestre, começando a se recuperar na segunda metade do ano. Mas vale lembrar que o cenário segue sendo de incertezas, podendo haver novas revisões caso a crise se estenda por mais tempo.

Projeção do Safra

O time de Macroeconomia do Safra também revisou hoje nossos números para as principais variáveis econômicas em 2020. Para o PIB, mudamos a projeção de crescimento de 1,6% para uma queda de 0,3%.

Em relação à Selic, ontem à noite o Copom confirmou a projeção do nossos economistas e anunciou um corte de meio ponto porcentual, para 3,75% ao ano. Agora, nosso time de Macroeconomia acredita que, dado o cenário de atividade fraca e a visão de que o choque global atual é deflacionário, o Banco Central deverá agir novamente em maio. No entanto, ainda estamos calculando qual deve ser a magnitude do corte.

Também revisamos a projeção de inflação, de 3% para 2,5%, e de dólar, agora em R$ 4,50 ao fim do ano.

Planejamento de longo prazo

Os últimos dias foram de quedas expressivas nos mercados. Acreditamos que podemos recuar a níveis ainda mais baixos no curto prazo, mas seguimos recomendando cautela ao movimentar as carteiras. Isso porque acreditamos que, no médio e longo prazo, passaremos por uma recuperação nos níveis de preços.

Para quem tem necessidades de caixa no curto prazo, lançamos nesta semana uma alternativa justamente para evitar o resgate de fundos de investimento nas atuais condições adversas. Com o nome de Limite Investidor Safra, essa é uma linha de crédito com taxas especiais para investidores, permitindo suprir alguma necessidade momentânea por liquidez sem comprometer o planejamento financeiro.