A Bolsa brasileira começou a semana com ganhos durante a maior parte do dia, mas nos minutos finais perdeu força após sinais de uma flexibilização do teto de gastos no ano que vem.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Teto de gastos

Segundo foi publicado na imprensa, a PEC Emergencial conta com uma proposta para que as despesas financiadas por meio de receitas vindas da desvinculação de fundos públicos fiquem de fora da regra. Essa mudança seria válida por um ano.

O Ministério da Economia, no entanto, declarou que é contra qualquer proposta que trate da flexibilização do teto de gastos, mesmo que temporária. Seguiremos monitorando o assunto, uma vez que o teto de gastos é importante para a sustentabilidade das contas públicas.

Com isso, observamos uma interrupção na recente sequência de quatro altas. Desde o começo de novembro, o Ibovespa, que é o principal índice de ações da Bolsa, acumula ganhos de mais de 20%.

Dólar

Também chama atenção a forte queda do dólar nas últimas semanas, que ontem chegou a se aproximar do patamar de 5 reais.

Segundo nosso time de Macroeconomia, esse movimento no câmbio está relacionado à melhora do humor dos investidores estrangeiros desde a eleição presidencial americana, mas ele não deve depreciar muito além do nível atual. Para entender mais sobre este tema, clique aqui. 

Vacina em São Paulo

Ontem, destaque também para o anúncio de que a imunização contra a Covid-19 terá início no estado de São Paulo em 25 de janeiro. Esse é o primeiro anúncio de vacinação no Brasil.

As doses aplicadas serão da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O laboratório, no entanto, ainda precisa divulgar os resultados de seus testes e ter a vacina autorizada pela Anvisa.

No radar

Ainda como pano de fundo no radar do mercado, além do constante monitoramento da pandemia, os investidores acompanham possíveis sanções dos Estados Unidos contra a China, e também aguardam o avanço do pacote de estímulos no Congresso americano.

IPCA

Na agenda de hoje, vamos acompanhar a divulgação do IPCA logo mais, às 9h, pelo IBGE.

Esse é o índice oficial de inflação, e o nosso time de Macroeconomia projeta que a alta dos preços vai desacelerar de 0,86% em outubro para 0,78% em novembro. Já no resultado acumulado dos últimos 12 meses, o indicador de novembro deve mostrar alta de 4,2%.

Para o resultado fechado de 2020, projetamos que o IPCA ainda avançará para 4,4%, mas perderá força ao longo do próximo ano, quando deve registrar alta de 3,2%.

Live sobre Bolsa

Ainda hoje, às 15h, teremos uma live para apresentar a visão dos especialistas da Safra Corretora sobre a Bolsa. Eles vão explicar em detalhes a carteira recomendada deste mês, analisando algumas das principais ações do mercado.

Acompanhe a live no canal do YouTube do Safra.