Em uma sessão marcada pelos novos dados de inflação nos Estados Unidos, o destaque foi o recorde de pontuação do S&P 500. A desaceleração dos preços anunciada ontem contribuiu para que o índice de ações superasse a sua máxima anterior, atingida em maio.

O CPI, índice americano de preços ao consumidor, subiu 0,6% no mês passado, na comparação com abril. Já em 12 meses, o índice teve aumento de 5%, o maior desde agosto de 2008.

Os números vieram acima das expectativas do mercado e do Safra, mas a leitura que predominou entre os investidores ontem foi que se trata de uma pressão temporária sobre os preços, uma visão que é defendida atualmente pelo banco central americano.

Isso porque o forte avanço anual da inflação está associado à baixa base de comparação com os meses de 2020, sobretudo em atividades que haviam sido fortemente atingidas pela pandemia e agora se recuperam, em meio à vacinação no país. Outro fator que vale menção são os gargalos nas cadeias de suprimentos, como a escassez de semicondutores, que tem pressionado a indústria de automóveis.

O bom humor durante a sessão de ontem também teve apoio dos números semanais de seguro-desemprego. O governo americano reportou 376 mil novos pedidos, a sexta semana seguida de queda.

Já na Europa, o índice de ações Stoxx 600 ampliou levemente a sua máxima histórica, após o Banco Central Europeu manter taxas de juros e programas de estímulos inalterados.

Aqui no Brasil, o Ibovespa seguiu o exterior e voltou a fechar acima dos 130 mil pontos, com destaque para a Embraer. As ações da fabricante de aeronaves subiram 15% ontem, após a confirmação das conversas sobre uma fusão da sua subsidiária Eve com a americana Zanite.

Essa é a divisão da Embraer responsável pelo desenvolvimento do seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. E segundo a Bloomberg, o resultado do negócio seria uma empresa avaliada em US$ 2 bilhões.

Quanto à agenda de hoje, temos mais um indicador de atividade importante. Daqui a pouco vamos conhecer os números do IBGE sobre setor de serviços. Projetamos aumento de 0,8% na passagem de março para abril, o que deixaria o setor 18,9% acima do nível de abril de 2020.