O Ibovespa retomou os ganhos ontem, acompanhando desta vez o mercado dos Estados Unidos.

Por lá, o S&P 500 renovou o seu recorde de pontuação, emplacando a quarta sessão seguida de firme alta, puxado pelo setor de tecnologia, em especial pelas fabricantes de chips Nvidia e AMD.

O otimismo que impulsionou os índices de ações está relacionado a dados preliminares que indicam um forte desempenho das vendas de varejo no Natal.

Por outro lado, observamos uma cautela maior na negociação de papéis do setor de viagens, em meio à onda de cancelamentos de viagens nos Estados Unidos, provocada pela disseminação da variante ômicron no país.

Os Estados Unidos superaram a marca de 200 mil casos diários de Covid, enquanto a França e o Reino Unido já passaram de 100 mil.

Ainda sobre a frente sanitária, Israel se tornou ontem o primeiro país a aplicar a quarta dose de vacina anti-Covid, em um estudo sobre a eficácia dessa medida em cerca de 150 profissionais de saúde.

E o Relatório Focus conhecido ontem trouxe leves mudanças nas expectativas do mercado. O principal movimento foi observado nas estimativas para o PIB, que caíram para cerca de 4,5% em 2021 e para 0,4% em 2022.

O número para este ano é similar ao esperado pelo Safra. Já para o ano que vem, nosso cenário-base prevê crescimento de apenas 0,2%.

Nesta manhã, o destaque na agenda econômica é a divulgação da Pnad Contínua, a pesquisa do IBGE que traz a evolução da força de trabalho no país.

No último levantamento, a taxa trimestral de desemprego até setembro recuou para 12,6%.

Como já comentamos, isso indica que a recuperação do mercado de trabalho ante os impactos da pandemia já está praticamente concluída, de modo que melhoras adicionais devem depender do crescimento da economia brasileira.