O Ibovespa fechou o último pregão em alta, após a Petrobras afirmar que não mudará sua política de preços.  

O real, por outro lado, registrou o segundo pior desempenho da sessão, perdendo apenas para o peso filipino. Enquanto isso, o dólar subiu pela quarta vez consecutiva e atingiu o maior valor em mais de um mês.  

Ontem, o Relatório Focus trouxe novidades sobre as expectativas do mercado. Com as recentes sinalizações sobre a política monetária do Banco Central do Brasil, a mediana para a inflação aumentou para 8,45%, bem acima da meta de 3,75%.  

No exterior, a Alemanha vai eleger um novo líder após 16 anos de governo da Angela Merkel. Ontem, os resultados preliminares mostraram que o partido da atual chanceler - que não concorreu a essa eleição - perdeu para os sociais-democratas.  

Agora, o partido vencedor precisa formar uma coalizão de maioria no Parlamento alemão para definir quem será o novo primeiro-ministro.  

a China, as autoridades sinalizaram - pela primeira vez - que irão tomar medidas para proteger os consumidores afetados pela crise da Evergrande, o que tranquilizou os mercados pelo mundo.  

Por aqui, o Presidente da Câmara - Arthur Lira - retomou a articulação pela PEC do semipresidencialismo. Se aprovado, o modelo funcionaria como um meio termo entre o presidencialismo atual e o parlamentarismo.  

Desse modo, o presidente da República teria mais autoridade que no parlamentarismo tradicional, mas menos que hoje em dia.  

Na agenda de hoje, temos a divulgação da Ata do Copom, que pode revelar mais detalhes sobre a postura do Banco Central do Brasil em relação ao aumento de juros para controlar a inflação. 

Na semana passada, o comitê optou por elevar a Selic em um ponto percentual, para 6,25% ao ano. 

Também há expectativa para os novos dados do Caged. A previsão do Safra é de geração líquida de mais de 300 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto. 

Lá fora, o mercado acompanha o levantamento mensal de confiança do consumidor realizado pelo Conference Board nos Estados Unidos. 

Além disso, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, dá início ao fórum anual sobre bancos centrais, evento que deve ser monitorado pelos investidores também amanhã.