O Ibovespa recuperou ontem o nível dos 96 mil pontos, ao fechar o terceiro pregão seguido em alta. No mercado cambial, porém, o dólar subiu 2% ante o real, após o Banco Central apontar que novos cortes de juros em 2020 não estão descartados.

Ontem, foram divulgados os dados de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Os novos pedidos totalizaram 1,5 milhão na semana encerrada em 13 de junho, no 11º recuo semanal. O sinal é positivo, mas a expectativa do mercado era por uma redução ainda maior no ritmo das solicitações, sobretudo após a taxa de desemprego surpreender positivamente em maio.

Veja abaixo os comentários de nosso estrategista Jorge Sá.

Os investidores também continuam monitorando o números de casos de coronavírus nos Estados Unidos. Se, por um lado, a cidade de Nova York passou à segunda fase do relaxamento das medidas de isolamento, por outro, as contaminações avançaram na California, Florida e Texas, os três Estados mais populosos do país, gerando cautela no mercado americano.

Estímulos econômicos

Desse modo, a incerteza em relação a uma eventual segunda onda limita os ganhos que as injeções de liquidez tenderiam a promover. Ontem, por exemplo, o Banco da Inglaterra manteve sua taxa referencial de juros em 0,1% ao ano, mas aumentou seu programa de compra de títulos em 100 bilhões de libras. A autoridade irá direcionar todo esse valor para a compra de títulos do governo. A carteira da instituição chega assim a 745 bilhões de libras.

O governo da China também se mostrou disposto a manter o apoio ao sistema financeiro no segundo semestre do ano. Segundo o BC chinês, os novos empréstimos na segunda maior economia do mundo devem chegar perto do equivalente a 2,8 trilhões de dólares este ano, acima do que foi registrado em 2019.

Expansão fiscal

Além da expansão monetária, outra frente de estímulos dos governos vem da parte fiscal. A Alemanha decidiu expandir mais uma vez seu orçamento. Segundo o ministro das Finanças do país, a dívida alemã chegará a mais de 218 bilhões de euros em 2020, subindo de cerca de 60% para 77% do PIB.

Também nesse sentido, aqui no Brasil, a Caixa Econômica Federal começou a pagar ontem a terceira parcela do auxílio emergencial para quase dois milhões de beneficiários do Bolsa Família. Os repasses vão de 600 a 1.200 reais.

De acordo com o banco público, cerca de 59 milhões de brasileiros já receberam a primeira parcela do benefício. Cada parcela do auxílio emergencial custa aos cofres públicos por volta de 48 bilhões de reais, segundo o governo.

Tombo em abril, recuperação em maio

Ontem, o Banco Central divulgou o IBC-Br de abril. O índice, que é considerado uma aproximação do PIB em base mensal, desabou 9,7% em relação a março, maior baixa desde 2003, quando começou a ser calculado.  Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 15%. Na semana que vem, o BC irá divulgar o Relatório Trimestral de Inflação, que contém sua estimativa oficial para o PIB do país em 2020.

As fortes quedas anunciadas nos últimos dias são reflexo da paralisação parcial das atividades em março e, principalmente, em abril, medida que foi necessária para conter o avanço da Covid-19.

Mas dados preliminares indicam que o mês de maio foi marcado por uma virada. Exemplo disso é o indicador de vendas do varejo calculado pelo birô de crédito Boa Vista, que avançou 9,9% no mês passado, na comparação com abril. Segundo a empresa, o movimento de recuperação foi liderado pelo segmento de ‘Móveis e Eletrodomésticos’.

Live Safra

E quem deseja saber mais sobre oportunidades no mercado de ações não pode perder as análises de nossos especialistas. Hoje, a partir das 11h, os analistas da Safra Corretora estarão ao vivo em nosso canal do YouTube comentando sobre companhias dos setores de mineração, siderurgia e energia elétrica.