Os negócios ontem foram marcados por uma melhora generalizada no humor dos investidores, o que levou as bolsas a subirem e o dólar a se enfraquecer ao redor do mundo. Por aqui, o Ibovespa saltou mais de 2% e recuperou o nível dos 96 mil pontos. Já o dólar comercial recuou 1,78% e encerrou cotado a R$ 5,57.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

;

Exterior no positivo

O tom positivo predominou desde o início dos negócios, em meio a uma redução nas preocupações com o estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O movimento ganhou ímpeto após o presidente americano confirmar que deixaria no fim da tarde o hospital onde estava internado. Como falamos ontem, a internação de Trump havia elevado a aversão a risco na sexta-feira, por tornar o cenário político menos previsível na maior economia do planeta.

Os preços dos ativos também tiveram suporte em dados do setor de serviços americano divulgados ontem. Segundo o ISM, o setor acelerou a alta em setembro, chegando a superar o nível verificado antes da pandemia de Covid-19. Foi o quarto mês seguido de crescimento nos serviços.

Contas públicas

Junto ao cenário positivo no exterior, o noticiário doméstico também contribuiu para os ganhos de ontem, com sinalizações políticas de compromisso com o controle das contas públicas. Ontem, o senador Márcio Bittar se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e afirmou que o programa Renda Cidadã será proposto em conformidade com o teto de gastos e com aval do ministro.

Bittar é o relator do projeto de Lei Orçamentária de 2021 e da PEC do pacto federativo, na qual o novo programa social deverá ser inserido. O senador afirmou que a proposta será apresentada amanhã. Além de beneficiar a Bolsa e o real, a notícia trouxe alívio no mercado de juros.

Cenários, com Sonia Racy

E daqui a pouco teremos a terceira entrevista da série Cenários, projeto do Safra em parceria com o Estadão que traz a visão dos principais nomes do cenário econômico. O convidado da jornalista Sonia Racy hoje será Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal. Acompanhe em tempo real, a partir das 10h.