Ao longo de junho, o Ibovespa chegou a acumular alta de quase 4% no mês, ao operar acima dos 131 mil pontos. No entanto, as incertezas associadas às novas propostas tributárias no país reduziram o apetite a risco pelos ativos brasileiros, de modo que o fechamento do índice hoje irá definir se o resultado mensal ficará positivo ou não.

Sobre a reforma tributária, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o governo estuda um corte maior, já para o ano que vem, no imposto sobre o lucro das empresas.

Entre os indicadores econômicos, o resultado das contas públicas em maio veio melhor do que o esperado pelo mercado. Considerando os dados do Tesouro, da Previdência e do Banco Central, o país registrou um déficit primário próximo a 21 bilhões de reais, o equivalente a 3% do PIB.

A Agência Nacional de Energia Elétrica, por sua vez, aprovou ontem o reajuste da bandeira tarifária que será cobrada nas contas de luz a partir de julho.

O custo da bandeira vermelha dois, a mais cara do sistema e que a agência prevê que siga em vigor até pelo menos novembro, teve elevação de 52%. O motivo é o baixo volume de chuvas em boa parte do país, que, segundo técnicos do setor, pode fazer esse reajuste chegar a mais 80% nos próximos meses.

Diante desse cenário, o Safra colocou um viés de alta na projeção para o IPCA em 2021. Mas ponderamos que, se a situação hídrica se normalizar, a tendência é de baixa para 2022.

Na agenda de hoje, temos como destaque os novos dados da Pnad Contínua. Entre eles está a taxa oficial de desemprego no país nos três meses até abril. A previsão do Safra é que ela siga em 14,7%.

Já no exterior, os investidores acompanham o relatório de emprego da ADP, com dados do setor privado americano em junho. O consenso dos analistas prevê abertura de 550 mil novas vagas.

Lembrando que o relatório oficial de emprego dos Estados Unidos será conhecido apenas na sexta-feira.

Também estão no radar de hoje outros dados relativos ao mês de junho, como o índice preliminar de inflação da Zona do Euro e o PMI industrial da China calculado pelo grupo Caixin.