A recuperação das ações da Vale após o acordo com o governo de Minas Gerais ajudou o Ibovespa a retomar os 120 mil pontos na sexta-feira, acumulando uma alta de 4,5% na semana passada. A mineradora responde por mais de 10% do índice de ações, e subiu quase 4% no último pregão.

O movimento positivo esteve em linha com o mercado nos Estados Unidos, onde o S&P 500 e o Nasdaq elevaram seus recordes. Os investidores por lá estiveram atentos aos dados oficiais de emprego, que mostraram uma criação tímida de vagas em janeiro. A taxa de desemprego, por sua vez, veio abaixo do esperado, refletindo em parte a menor procura por trabalho no país.

E se você quiser saber como diversificar os investimentos, não deixe de conferir o Safra Report, o nosso relatório mensal de investimentos. A edição de fevereiro foi publicada hoje, e traz portfólios semelhantes aos que foram sugeridos em janeiro, em que os fundos multimercado representam parcelas importantes nas carteiras.

Porém, diante das mudanças de cenário neste início de ano, promovemos ajustes entre ativos de renda fixa e também entre ações locais e internacionais.

Agenda da semana

A semana que se inicia também terá uma agenda movimentada. Amanhã, por exemplo, iremos conhecer a variação do IPCA em janeiro. A expectativa dos economistas do Safra é de alta de 0,30%, um ritmo menor gerado pela redução das cobranças extras nas contas de luz.

Em Brasília, também está prevista para amanhã, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, a instalação da Comissão Mista de Orçamento. Ela deve ser acompanhada de perto pelo mercado, pois pode discutir temas importantes, como a volta do auxílio emergencial e a ampliação do Bolsa Família.

Já na quarta e na quinta-feira, iremos acompanhar os últimos dados de atividade levantados pelo IBGE em 2020. Nossa expectativa é que os resultados dos serviços e do varejo confirmem a rápida recuperação econômica do país no final do ano passado.

Mas vale lembrar que o cenário à frente é um pouco mais incerto. Isso porque as dúvidas em relação à evolução da pandemia e ao quadro fiscal vêm afetando a confiança dos empresários, o que pode vir a reduzir o investimento no país. Para saber mais sobre esses temas, você pode acompanhar a nossa Central de Conteúdo ao longo desta semana.