O Ibovespa recuperou os 120 mil pontos na sexta-feira, na esteira dos ganhos registrados no mercado de ações americano. Os índices por lá avançaram com a divulgação de fortes dados econômicos.

O principal foi o PMI dos Estados Unidos divulgado pela Markit, que atingiu em abril o maior nível da série histórica, indicando um forte início de segundo trimestre tanto na indústria quanto no setor de serviços.

Quanto à semana que se inicia, estão previstos diversos eventos importantes, sobretudo no exterior. Na quarta-feira, será anunciada a decisão de política monetária do banco central americano. A expectativa é que o Federal Reserve mantenha os juros básicos perto de zero e não altere seu programa de compra de títulos.

Já na quinta-feira, vamos conhecer o resultado do PIB dos Estados Unidos no primeiro trimestre. Em meio a uma vacinação veloz e a estímulos fiscais e monetários trilionários, o consenso de mercado prevê crescimento anualizado de mais de 6%.

O calendário corporativo também trará dados importantes nos próximos dias, com a divulgação dos balanços de Google, Facebook, Amazon e Apple. Já no mercado brasileiro, as atenções se voltam para os números trimestrais de Vale e Santander.

Projeção para o PIB

A piora da pandemia e as dificuldades com a vacinação no Brasil têm prejudicado a recuperação do emprego que esperávamos inicialmente, especialmente no setor informal.

Somado à inflação dos últimos meses e à menor capacidade de endividamento das famílias, isso aponta para um quadro de demanda mais fraca no país, em que o consumo deverá voltar ao nível pré-pandemia apenas no ano que vem.

Desse modo, o Safra reduziu a projeção de crescimento do PIB brasileiro de 3,2 para 3% em 2021, e de 2,2 para 1,8% em 2022. 

Essa revisão considera também um espaço bem mais estreito para estímulos econômicos em relação ao ano passado. Enquanto em 2020 o governo injetou um volume de recursos equivalente a quase 10% do PIB, o gasto associado ao enfrentamento da Covid em 2021 está limitado a 1,5% do PIB.