Assim como aconteceu no exterior, o Ibovespa fechou o último pregão com desempenho negativo. A cautela predominou em meio a um salto de infecções de coronavírus na França, lido por alguns investidores como sinal de que medidas de restrição poderão ser tomadas novamente na Europa.

Veja aqui o Morning Call completo:

Já nesta semana, o Banco Central tem novamente grande destaque na agenda. Amanhã a instituição divulga a ata do Copom, com mais detalhes sobre sua visão para a política monetária.

No dia seguinte, ele anuncia os dados das contas externas em agosto. A equipe de Macroeconomia do Safra espera novo saldo positivo tanto nas transações correntes, quanto no investimento direto.

Também na quarta-feira, será conhecida a prévia do IPCA em setembro. Nossa equipe espera que o índice, que vem chamando atenção pela pressão dos preços de alimentos, tenha mais um aumento.

Por fim, na quinta-feira o BC apresenta seu relatório trimestral de inflação, com análises e projeções para a economia brasileira

Fim dos auxílios

Diante da pandemia, o governo precisou criar neste ano uma série de programas de apoio a famílias e empresas. Agora, uma das principais dúvidas no país diz respeito aos impactos provocados pelo encerramento de alguns desses benefícios.

Ao projetar os efeitos desse processo sobre a atividade, o nosso time de Macroeconomia chegou a uma visão construtiva, sustentada pela perspectiva para a massa salarial.

Segundo os cálculos de nossos especialistas, com a recuperação do emprego, a renda no país deverá terminar 2020 apenas 1,2% abaixo do observado no ano anterior. E ela deverá alcançar o nível pré-crise já no segundo trimestre do ano que vem.

Além disso, parte da poupança do país criada nos últimos meses poderá suprir a queda na renda no início do próximo ano, o que leva nossa equipe a crer que os dados de atividade econômica seguirão apresentando recuperação.