Líder em vendas digitais de carros no país, a OLX anunciou a aquisição do grupo Zap pouco antes da pandemia, expandindo assim a atuação da companhia ao setor imobiliário.

Para entender sobre o que mudou na companhia durante a pandemia e as iniciativas adotadas para lidar com a crise, conversamos com Joel Rennó Jr, diretor financeiro da OLX. Veja alguns destaques da conversa abaixo.

Dados para atravessar a crise

A empresa recebeu dados de pesquisas com consumidores da China e Europa, que mostraram aumento na procura da geração Z por carros. Antes da pandemia, essa categoria não representava uma parte considerável dos clientes da empresa, cenário que pode mudar e que beneficia não só a OLX como todo o setor de carros usados, relata Rennó.

Ele também conta que a OLX vem batendo números recordes de tráfego, com muitos novos usuários passando a acessar a plataforma e alguns antigos que retornaram. Rennó considera essencial entender quais desses usuários estão voltando ou não, os motivos para isso e a frequência de acessos. “Tendo esses dados de maneira limpa, categorizada e clusterizada, você consegue fazer uma regressão com muita propriedade e entender o quanto do sucesso atual você consegue carregar pra frente”, diz. 

Por isso, a companhia agora conta com uma equipe de cientistas de dados, focada em entender qual será o “novo normal” dos usuários no pós pandemia. “Tem algo muito grave no seu produto ou experiência se você não está retendo pelo menos 50% dos usuários novos”, afirma Rennó. 

É muito importante não agir de forma reativa, destaca ele, quando já houve a perda desses usuários, pois isso significa perder market share para os concorrentes. 

Consumo durante a quarentena

Rennó diz que, a cada minuto, 55 itens do setor de eletrônicos são vendidos pela OLX, o que mostra a importância do segmento para a empresa. Nos últimos meses, essa e outras categorias relacionadas ao home office e ao distanciamento social vêm crescendo, principalmente itens como laptops, videogames, reparos domésticos, decoração, cosméticos e equipamentos de ginástica.

Rennó Jr. acredita que, quando as restrições impostas pela pandemia forem se afrouxando, algumas dessas categorias vão voltar para os padrões anteriores e já outras, como fitness, devem permanecer em alta, já que, segundo Rennó, as pessoas devem continuar preferindo manter certa distância uma das outras, o que não é possível em ambientes como uma academia.

Um dado que o executivo utiliza para exemplificar os bons resultados da estratégia da OLX são os 50 milhões de usuários ativos mensalmente, o que a qualifica em segundo lugar na lista de plataformas mais usadas pelos brasileiros, perdendo apenas para o Facebook.

Para o futuro, Rennó Jr. acredita que o Brasil é cheio de oportunidades de crescimento e que algumas das maiores dificuldades, como a logística, vem sendo melhoradas com o auxílio de empresas privadas. Segundo o especialista, outros obstáculos para a implementação do e-commerce ainda impactam o setor, como a falta de estrutura tecnológica de internet, que hoje é cara e não abrange todo o país, seguido pelo tributário e a falta de segurança jurídica.

Confira o bate-papo completo no link abaixo: