A inflação medida pelo IPCA em junho foi de 0,26%, informou o IBGE nesta sexta-feira, 10. A leitura veio abaixo da projeção de nossa equipe de Macroeconomia (0,31%) e da expectativa mediana de mercado (0,30%). Em  12 meses, o índice passou de 1,88% para 2,13%.

O desvio da projeção de nossos especialistas em relação ao observado se deu principalmente no grupo de ‘Transportes’, devido ao resultado menos inflacionário da gasolina. Nosso time esperava alta de 6,0%, e o observado foi um avanço de 3,24%.

ipca.png

Apesar da inflação mais baixa que o esperado em junho, o movimento será compensado nas próximas divulgações, uma vez que os reajustes altista de gasolina promovidos pela Petrobras recentemente serão repassados com mais intensidade ao consumidor quando a demanda estiver mais forte.

Quanto à nova média dos núcleos (núcleos de exclusão 0 e 3, dupla ponderação, médias aparadas com suavização e o percentil 55), houve alta de 0,10%, levemente acima do esperado (+0,08%), com a variação em 12 meses passando de 2,27% para 2,14%, denotando comportamento estruturalmente baixista da inflação.

À frente, a projeção do Banco Safra é de aceleração no IPCA de julho (+0,48%), particularmente concentrada em itens administrados. No ano, a variação esperada é de aproximadamente 1,7%.