Divulgado nesta quinta-feira, 12, o desempenho do setor de serviços em setembro surpreendeu positivamente e levou a equipe de Macroeconomia do Safra a elevar a projeção para o IBC-Br, que irá consolidar os dados do mês.

Nosso time agora espera alta de 0,6% ante agosto no índice calculado pelo Banco Central, o que confirmaria a expectativa de recuperação da atividade econômica no 3º trimestre de 2020. A previsão anterior era de avanço de 0,4%. O resultado será conhecido nesta sexta-feira, 13.

Serviços se recuperam

O setor de serviços cresceu 1,8% em setembro, na comparação com agosto. O resultado veio bem acima da alta de 0,5% que nossos especialistas projetavam. Nosso time destaca que apenas a categoria ‘Serviços profissionais’ registrou queda na margem.

O destaque positivo foi a alta de 9,0% dos ‘Serviços prestados às famílias’, na esteira da flexibilização das medidas de distanciamento social. Trata-se da categoria mais sensível às medidas de distanciamento social e que ainda se encontra no menor nível entre todas.

Foi o quarto resultado positivo consecutivo do setor, mas as perdas provocadas pela pandemia ainda não foram compensadas. O setor ficou 8,0% abaixo de fevereiro.

Já em relação a setembro de 2019, o setor recuou 7,2%, a sétima queda na comparação interanual. ‘Outros serviços’ foi novamente a única categoria a registrar crescimento nessa base, impulsionada por serviços financeiros.

A projeção preliminar do Safra para o desempenho do setor em outubro é de avanço de 0,6% na comparação mensal, e de queda de 8,2% contra o mesmo mês do ano anterior.