Como você sabe, temos acompanhado de perto os efeitos da escassez de chuvas nas usinas hidrelétricas.

O tema ganhou um novo capítulo na semana passada, com a criação da bandeira de escassez hídrica, que estabelece um adicional de mais de R$ 14 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A cobrança extra já vale para este mês de setembro, e está prevista para durar até o fim de abril do ano que vem. Segundo a Aneel, a medida deve encarecer as contas de luz em quase 7% em média.

Esse aumento, somado ao avanço nos preços dos bens industrializados, levou a um ajuste na estimativa do Safra para o IPCA em 2021. De 7,2%, passamos agora a prever uma inflação de 7,4% no ano.

E os desafios para o fornecimento de energia estão conectados ainda ao crescimento do país, outro tema que ganhou destaque na última semana.

O PIB do Brasil, que sofreu uma leve variação negativa do primeiro para o segundo trimestre, deve seguir com um desempenho modesto no segundo semestre, diante da inflação elevada e da necessidade de economia de energia também no setor produtivo.

Com isso, acreditamos que a atividade no país irá virar o ano com um impulso menor, revisando a previsão de crescimento em 2022 de 1,4% para 1,1%.

Já a previsão para este ano de 2021 não foi alterada, uma vez que entendemos que o atual nível da atividade já quase que garante o crescimento projetado de 4,8%.

Safra Faraday

Como mostramos, o cenário atual prevê desafios importantes para os investidores. Acreditamos que momentos assim revelam ainda mais o valor de uma gestão experiente, capaz de navegar ambientes dinâmicos de modo estratégico.

É por isso que destacamos com frequência que a aplicação em fundos de diversas categorias é um pilar em nossas recomendações aqui no Safra.

Com eles, é possível contar com equipes de profissionais qualificados e dedicados integralmente a buscar as melhores oportunidades no mercado.

Nesse sentido, vale lembrar que, além dos fundos com a gestão da Safra Asset, temos ainda a família de fundos de fundos Faraday.

Ela permite investir em alguns dos fundos mais renomados do país, inclusive alguns que estão fechados para captação atualmente.

É um modo de explorar diferentes estilos de gestão, com uma curadoria rigorosa dos nossos especialistas, que promovem uma avaliação constante dos gestores e das alocações.

A família Safra Faraday traz fundos compostos por multimercados, e outros com foco em ações. Além disso, temos o Faraday Global, que oferece em um único produto um portfólio de fundos internacionais dedicados a várias classes, como crédito privado e renda variável.