O volume de serviços prestados em maio surpreendeu negativamente ao registrar leve queda na comparação com o mês anterior, segunda a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, 10.

O setor sofreu uma contração de 0,9%, após ajuste sazonal, bem abaixo da estimativa de nossa equipe de Macroeconomia (6,7%) e da mediana das projeções de mercado (5,8%). Dessa forma, o setor ainda se situa 19,5% abaixo do nível observado no mesmo mês de 2019. Com isso, a retração no segundo trimestre ficou em 13,8% na série ajustada sazonalmente.

Entre os grupos que compõem a pesquisa, os mais impactados pelas medidas de distanciamento social foram justamente os que registraram recuperações, em linha com o processo gradual de afrouxamento das medidas.

Apesar de seguir 61,5% abaixo do nível observado em fevereiro, nossos especialistas destacam a alta de 14,9% na margem após ajuste sazonal da categoria “Serviços prestados às famílias”, que contempla serviços de alojamento e alimentação. Por outro lado, as categorias mais relacionadas à atividade empresarial seguiram deteriorando no mês de maio.