O YouTube lançou sua primeira plataforma educacional, o YouTube Edu, há cerca de 8 anos, quando notaram que havia uma demanda por esse tipo de conteúdo e que vários professores estavam utilizando a plataforma para postar videoaulas.

Agora, a rede criou uma nova plataforma no segmento, a Aprender. Para entender sobre essa e outras iniciativas de online learning da plataforma, conversamos com a diretora de Parcerias Estratégicas em Educação e Entretenimento do YouTube, Clarissa Orberg. Confira abaixo a entrevista e alguns pontos do bate-papo.

O principal objetivo do YouTube Edu, lançado em julho, é auxiliar os estudantes a encontrarem conteúdos com mais facilidade, conta ela. Buscando a maior confiabilidade dos conteúdos da plataforma, Orberg explica que o YouTube fez uma parceria com a Fundação Lemann, que ficou responsável por realizar uma curadoria no conteúdo.

Hoje, já são mais de 400 canais, que somam 70 milhões de inscritos e movimentaram 20 milhões de usuários apenas no período do Enem de 2019. Para a nova editoria, a executiva conta que o objetivo foi atrair usuários de diferentes idades e tratar de temas mais variados, já que o YouTube Edu possui bastante ligação com conteúdos pré-vestibular. 

Influências da pandemia nas estratégias

Orberg conta que a plataforma definiu como prioridade a divulgação de informações cientificamente acuradas em relação ao coronavírus, e esse foi o norte de várias de suas iniciativas durante a pandemia. “No canal do YouTube Brasil, fizemos uma série de vídeos sobre saúde com especialistas do Einstein, colocamos painéis informativos levando o usuário para o site da OMS e atualizamos as políticas para garantir que os vídeos sobre coronavírus continham informações corretas”, destaca. 

Além das mudanças relacionadas à doença, Orberg conta que o canal oficial do Youtube Brasil também procurou fazer vídeos sobre os assuntos mais buscados pelos usuários no período em quarentena, que foram: receitas, exercícios em casa e finanças pessoais. Um outro ponto relevante, segundo a executiva, foi o aumento das lives, em especial no início da pandemia. Quando diante desse aumento, Orberg conta que o YouTube buscou dar suporte aos criadores de conteúdo que queriam fazê-las e ajudá-los com eventuais dúvidas. 

Nova frente de conteúdo

Em 15 de julho, o YouTube Brasil expandiu os horizontes em seus conteúdos educacionais e lançou a plataforma Aprender, um hub de conteúdo voltado para pessoas que queiram estudar ou descobrir assuntos novos, explica Orberg. “O objetivo do novo hub de conteúdo educacional do YouTube é trazer diversidade de conteúdo educativo, em diferentes temas e em diferentes áreas do conhecimento, não apenas conteúdos acadêmicos e voltados para os vestibulares”, destaca. 

A executiva explica que a curadoria dos conteúdos dispostos em Aprender é mista, feita de acordo com as tendências de busca detectadas por algoritmos e, também, por seleção humana. A ideia da nova plataforma é sempre ter conteúdos relevantes para o momento. Durante as primeiras semanas de lançamento, alguns dos conteúdos foram sobre a diferença entre vírus e bactérias, a importância das vacinas e a origem das festas juninas, por exemplo.

Segundo a executiva, um dos maiores diferenciais do YouTube é oferecer diferentes formatos de aprendizado, por meio de videoaulas, storytelling ou apenas a resolução de um exercício. Orberg acredita que essa amplitude de modelos dá ao aluno a autonomia para entender de qual maneira aprende melhor, potencializando sua aquisição de conhecimento.

“O YouTube é uma grande biblioteca. A cada minuto, 500 horas de conteúdo são colocadas na plataforma. Além disso, pode ser acessado de forma gratuita, de qualquer lugar do mundo e em qualquer tela”, destaca Orberg.Sobre os desafios enfrentados pela plataforma, a executiva avalia que o maior é tornar esses conteúdos mais fáceis de serem encontrados pelos usuários e melhorar a experiência de consumo. Uma iniciativa recente, voltada para sanar essa demanda, é a de dar ao usuário a opção de desabilitar os vídeos sugeridos pelo YouTube enquanto está estudando, deixando aparecer somente vídeos relacionados ao conteúdo.