Após computar o aumento nas contas de luz previsto para dezembro, o time de Macroeconomia do Safra revisou a projeção para a inflação em 2020.

Nossos especialistas elevaram a estimativa para o IPCA de dezembro de 0,84% para 1,31%. Assim, a expectativa é que o índice feche o ano com alta de 4,4%, ante previsão anterior de 3,9%.

Isso porque a decisão da Aneel aplicou em dezembro a bandeira vermelha em patamar 2, o mais oneroso para os consumidores. O custo extra será de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Saiba mais:
> Com avanço dos preços, BC deve ter que rever nível de estímulos
> Economia americana deve desacelerar nos próximos meses

Em maio, a agência havia decidido manter a bandeira verde, que não gera acréscimos nas tarifas, durante o ano inteiro. Contudo, a medida foi revisada diante da queda no nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas e do retorno do consumo de energia ao nível pré-pandemia.

Quanto ao IPCA no ano que vem, a antecipação da cobrança extra nas contas de luz trouxe viés de baixa para a projeção do Safra, hoje de alta de 3,2%. Isso porque a expectativa preliminar é de bandeira amarela em dezembro de 2021, gerando uma queda de cerca de 0,3 ponto porcentual no IPCA do ano que vem, segundo nossos especialistas.