Dados divulgados no fim do ano passado geraram uma perspectiva positiva para o mercado de trabalho em 2021. Na avaliação da equipe de Macroeconomia do Safra, a recuperação do emprego, na esteira da retomada da atividade econômica, será determinante para mitigar o impacto do fim do auxílio emergencial na renda das famílias.

Isso deverá estimular o consumo e evitar uma parada brusca na trajetória de recuperação do crescimento econômico doméstico.

Nossos especialistas acreditam que o mercado de trabalho reagirá de forma relativamente rápida, atingindo o nível de ocupação pré-crise na segunda metade de 2021.

Isso porque o mercado de trabalho formal segue surpreendendo positivamente os analistas, enquanto o setor informal, o mais afetado pela crise, começa a sinalizar uma geração mais relevante de empregos.

Caso não haja agravamento das medidas de distanciamento social, a volta do emprego informal deverá ocorrer mais intensamente ao longo do primeiro semestre.

Nossa equipe, entretanto, aponta o risco associado à deterioração da pandemia no Brasil, que poderia atingir duramente a atividade econômica.

Outro fator de atenção é o momento em que será permitido que grande parte das empresas fechem vagas preservadas pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Isso pode provocar uma alta expressiva nas demissões, caso a economia não tenha se recuperado o suficiente.