O começo do ano deu sinais de forte alta para os mercados financeiros. Ao longo do mês de janeiro, no entanto, o bom humor dos investidores foi contido pelo atraso no cronograma de vacinações e leituras mais fracas para a atividade econômica no cenário internacional.  

Já neste início de fevereiro, observamos novamente um bom desempenho no mercado de ações no Brasil e no mundo. E, desta vez, também com a percepção de que as taxas de juros vão retomar um ciclo de alta antes do que se imaginava.  

É neste contexto que divulgamos nossa visão mensal de investimentos.

Acesse o Safra Report de fevereiro e saiba onde investir.

Abaixo, você confere um pouco mais do que irá encontrar no relatório.

Cenário Econômico

Crescimento de contaminações e óbitos pela Covid-19 seguiu como principal elemento de incerteza no início do ano. Com a evolução da segunda onda, perspectiva do PIB para 2021 é revisada para baixo. Já as projeções para inflação e Selic passam por revisões de alta.

Estratégia de Investimentos

Acompanhando notícias sobre a evolução da pandemia, o início do ano trouxe volatilidade para os mercados financeiros, no Brasil e ao redor do mundo, e da renda fixa à renda variável. Deste modo, assim como em 2020, a vigilância nos investimentos e a diversificação dos portfólios devem, mais uma vez, dar a tônica do ano. 

Saiba mais:
Carteiras de fevereiro: Onde investir em ações, dividendos, BDRs e FIIs
Acompanhe nossas principais análises no canal do Safra no Telegram 
>
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Alocação por perfil de investidor

A alocação das principais classes de ativos sugerida nos portfólios para os quatro perfis foi mantida. Ainda assim, foram promovidos ajustes dentro da renda fixa para todos os perfis, com aumento da parcela atrelada a produtos em juros reais em detrimento de prefixados. Na renda variável, o ajuste foi feito somente para os perfis moderados e dinâmicos, com leve aumento na participação de renda variável internacional. 

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Ultraconservador.png

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Conservador.png

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Moderado.png

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Dinamico.png

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Veja o Safra Report de fevereiro e confira, na íntegra, onde investir.