O COE (Certificado de Operações Estruturadas) é um produto emitido por instituições financeiras que oferece proteção do capital investido. Cada um apresenta oportunidades distintas através de diversas estruturas, por isso a rentabilidade varia de um para o outro.

Esse investimento mistura aspectos da renda fixa com a renda variável e há regras de rendimento e possibilidades de ganhos. A maior parte dos COEs protege todo o capital investido, ou seja, se ocorrer o cenário de não ter rentabilidade, o cliente resgata todo o dinheiro que foi aplicado no momento do vencimento.

Entenda nesse artigo como funciona o investimento e a rentabilidade de um COE. Confira:

Como funciona um investimento em COE?

Os Certificados de Operações Estruturadas são emitdos por bancos para os seus clientes. Cada produto é singular, por ser montado pelos estrategistas da insituição financeira, que observam e entendem a conjuntura do mercado financeiro naquele momento.

Ao investir em COE, o investidor acessa estratégias de investimentos sofisticadas que podem contar com ações, índices, câmbio e commodities, entre outros.

Apesar desses ativos sofrerem variações, o COE apresenta antecipadamente as suas possibilidades de ganhos, já que cada um tem regras específicas como prazo de vencimento, liquidez, rentabilidade e aplicação mínima. Toda operação conta com um DIE (Documento de Informações Essenciais), onde se encontram todas as regras, como data de vencimento, valor inicial e os cenários de ganho e perda da operação.

Modalidades do COE

Cada COE tem uma proposta e um objetivo de rentabilização, desse modo, o investidor já sabe o que esperar na data do vencimento. De qualquer forma, existem duas modalidades de registro de COE, entenda:

Valor nominal protegido

Essa é a modalidade mais comum para um COE. Nesse caso, é garantido ao investidor pelo menos o recebimento de todo o dinheiro investido na data do vencimento.

O investidor vai rentabilizar seu capital de acordo com o indexador declarado - renda fixa ou renda variável, se este apresentar variação positiva. No pior cenário, onde o indexador apresenta uma performance negativa, o investidor vai resgatar todo o dinheiro investido, sem novos ganhos.

Valor nominal em risco

Já nessa modalidade, o investidor pode perder até o limite do capital investido, mas não vai encerrar o COE com saldo negativo. O mais comum é que, nesta modalidade, o COE ofereça uma proteção parcial do dinheiro investido.

Os retornos podem ser mais vantajosos quando comparado com um COE de nominal protegido, mas o investidor deve estar disposto a correr mais risco.

COE.jpg

Afinal, COEs são um bom investimento?

A resposta é bem direta: depende! No passado, muitas estruturas foram vendidas de forma equivocada para os clientes, não deixando claro quais eram os riscos e retornos esperados dos COEs.

Essa publicidade negativa não deve afetar a decisão de entrar em um novo COE. Se a estrutura for bem pensada e o tema de investimento for interessante, o produto pode trazer retornos melhores do que a renda fixa para o investidor.

Confira neste link a rentabilidade passada de alguns dos COEs emitidos pelo Safra e entenda por que nossa abordagem é diferenciada! Clique em “Informações regulatórias da CVM 008”.

Investimento mínimo em COE

Por ser um produto que oferece bastante diversificação, o investimento minímo pode variar muito. O banco emissor estabelece esse valor conforme a complexidade da aplicação, risco e ganhos. Desse modo, quanto maior for a sofisticação do COE e seu retorno de investimento, possivelmente maior será a aplicação mínima.

O valor mínimo que pode ser investido em um COE varia muito de produto para produto. Os emissores deixam esse número estabelecido conforme o nível de complexidade da aplicação, com o patamar de risco embutido, o potencial de ganhos, entre outros aspectos. 

Nesse sentido, quanto mais sofisticado for o COE, é esperado um valor mínimo de investimento mais alto.

Conheça os COEs do Safra

Como vimos, cada COE pode oferecer rentabilidade e possibilidades de ganhos distintas. Por isso, escolher a instituição financeira que emite esses certificados é tão importante.

O Safra tem uma família completa de COEs, com gestão de profissionais com ampla experiência no mercado. Clique aqui para conhecer cada tipo.

Conte com a tradição e experiência que só um banco com 180 anos de história pode oferecer. Abra a sua conta e tenha nossos especialistas ao seu lado.

Saiba mais:
> COEs do Safra: Confira aqui as oportunidades do momento
Primeiros Passos: Inicie aqui sua jornada no mundo dos investimentos