Os investidores iniciam a semana na expectativa pela decisão que irá definir a nova taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, na quarta-feira. Ao longo dos próximos dias, também serão publicados dados importantes para analisar o comportamento da economia no começo do segundo trimestre.

Confira, abaixo, os principais indicadores econômicos que serão conhecidos nesta semana. E, para relembrar os assuntos que foram destaque na semana passada, confira nosso resumo semanal.

Vendas no varejo e pesquisa mensal de serviços

Na manhã de terça-feira o IBGE divulga os números de vendas no varejo para abril. Este é o primeiro mês que incorpora plenamente os impactos do fechamento do comércio, por isso o número deve ser acompanhado com atenção.

Nosso time de Macroeconomia projeta retração de 9,10% na comparação com março e de 9,40% na comparação com abril do ano passado. Esses números são para o indicador no conceito restrito, que não considera os segmentos de veículos e materiais de construção.

No conceito ampliado, que é a medida utilizada nos modelos do nosso time de Macroeconomia para projetar o PIB, a estimativa é por uma queda de 21,1% na comparação mensal e de 30,4% na comparação anual.

No dia seguinte, o IBGE divulga outro dado importante para avaliar o desempenho da atividade econômica em  abril: a pesquisa mensal de serviços.

Copom

Na quarta-feira à noite, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulga sua decisão de política monetária. A expectativa do nosso time de Macroeconomia é que a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, caia de 3% ao ano para 2,25% ao ano.

Vale ficar atento também ao tom do comunicado utilizado pelo Banco Central. Nossos especialistas têm reforçado que existe espaço para cortes adicionais na taxa Selic, mas será preciso aguardar a comunicação do BC para avaliar quais serão os próximos passos.

Discurso de presidente do BC dos EUA

Também na quarta-feira, os investidores devem acompanhar com atenção declarações do presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell.

À frente da principal autoridade monetária do mundo, as falas de Powell têm movimentado os mercados em todo o mundo. Os investidores permanecem procurando sinais sobre como o banco central americano avalia o momento da economia e quais serão os próximos passos.

Decisão de juros no Reino Unido

Na sexta-feira, o Reino Unido também apresenta sua decisão de política monetária. O Banco da Inglaterra, conhecido como BoE (Bank of England), atualmente define a taxa básica de juros em 0,1% ao ano. A expectativa do mercado é pela manutenção deste patamar.

IBC-Br

Na agenda local, a semana se encerra com a divulgação do IBC-Br referente a abril, na manhã de sexta-feira. Este é o índice de atividade econômica elaborado pelo Banco Central, e costuma atrair grande atenção por ser considerado por muitos agentes do mercado como uma prévia do PIB.

Agenda de lives

Durante a semana, teremos também uma série de lives promovidas pelo Safra para trazer a visão de diferentes especialistas sobre alguns dos assuntos mais importantes do momento. Não deixe de conferir a agenda completa de lives clicando aqui.