Com a divulgação do desempenho do setor de serviços e do varejo em julho, esta semana ajudará a medir a velocidade de recuperação da economia brasileira. Por enquanto, o ritmo da retomada vem surpreendendo positivamente, o que contribuiu para a equipe de Macroeconomia do Safra elevar a projeção para o PIB do país em 2020.

Além dos indicadores, as atividades em Brasília poderão voltar aos holofotes nesta semana, com discussões sobre a reforma administrativa proposta pelo governo e sobre vetos que podem ter efeitos fiscais significativos.

Saiba mais:
> Safra Report: conheça as mudanças nos investimentos em setembro
> Conheça as principais candidatas a vacina anti-Covid

No exterior, a agenda é mais tranquila. Na quinta-feira, é esperado que o Banco Central Europeu mantenha os juros zerados. Veja abaixo os três principais dados previstos na semana.

Inflação

Na quarta-feira, 09, será conhecida a inflação medida pelo IPCA em agosto. A expectativa do time de Macroeconomia do Safra é de alta de 0,22%, diminuindo o ritmo em relação ao mês anterior. Com isso, a inflação em 12 meses ficaria em 2,42%. Já o consenso de mercado é de avanço de 0,19% em agosto, uma alta de 2,39% em 12 meses.

Comércio

Na quinta-feira, 10, o IBGE irá divulgar o resultado do varejo. Após o crescimento de 8,0% nas vendas em junho, nossos especialistas projetam alta de 3,5% em julho. Na comparação interanual, a estimativa é de alta de 2,9%.

Já na contabilidade ampliada, que inclui o comércio de veículos e materiais de construção, a expectativa é por uma alta de 5,3% na margem, e de 2,5% na comparação com julho de 2019.

Serviços

Por fim, na sexta-feira, será conhecido o desempenho do setor de serviços. Nossa equipe de Macroeconomia prevê crescimento de 3,3% em julho ante o mês anterior. Contra julho de 2019, contudo, o volume de serviços prestados deve registrar queda de 10,0%.