A semana de Carnaval é bem curta no Brasil, com o reinício dos negócios programado apenas para a quarta-feira, a partir das 13h.

Os desdobramentos do conflito na Ucrânia devem continuar a dominar os mercados. Ainda assim, alguns números importantes estão no radar dos investidores.

Saiba mais:
Por que investir em ETFs?
Perspectiva positiva para geração de energia no país

No Brasil, o destaque é o resultado do PIB no 4º trimestre de 2021. Já no exterior, as atenções estão voltadas para os números de emprego dos Estados Unidos em fevereiro.

Veja a seguir o que acompanhar nos próximos dias.

Quarta-feira: Powell

O Relatório Focus desta semana é divulgado na quarta-feira. A última edição mostrou uma inflação esperada de 5,56%, em 2022, e de 3,50%, em 2023. Já a expectativa de crescimento do PIB era de 0,30% e 1,50%, respectivamente.

Nos Estados Unidos, um dos destaques é o relatório de emprego da ADP referente ao mês de fevereiro. Em janeiro, o documento apontou fechamento líquido de 301 mil vagas no setor privado.

O mercado também acompanha as declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, em sessão na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

Além disso, temos a prévia da inflação observada na Zona do Euro em fevereiro. A variação anual de janeiro foi de 5,1%, bem acima da meta de 2% da autoridade monetária da região.

Quinta-feira: Balanços

Temos o saldo da balança comercial do Brasil em fevereiro. Em janeiro, houve déficit de US$ 214,4 milhões.

O presidente do Fed participa de mais uma audiência, desta vez no Senado americano.

Temos ainda movimento no calendário corporativo, com atenções voltadas para o varejo. Pela manhã, saem os números das americanas Kroger e Best Buy, bem como da gigante chinesa de e-commerce JD.com. Após o encerramento, destaque para a rede de atacarejo Costco e a empresa de semicondutores Broadcom.

Sexta-feira: PIB do Brasil

O IBGE apresenta o resultado do PIB do Brasil no 4º trimestre de 2021. Com isso, temos também o crescimento verificado no ano de 2021 inteiro, que o Safra espera que seja de 4,6%. 

Lembrando que, em razão dos efeitos adversos da pandemia, o PIB encolheu 4,1% em 2020.

Nos Estados Unidos, é divulgado o relatório oficial de emprego em fevereiro. O consenso de mercado espera adição líquida de 400 mil vagas. A edição de janeiro trouxe criação de 467 mil postos, e taxa de desemprego estável em 4%.