Inflação e atividade seguirão em destaque na semana que se inicia. O IBGE irá anunciar nos próximos dias a leitura do IPCA em maio, bem como os volumes do varejo e dos serviços em abril.

No exterior, o mercado irá acompanhar com muita atenção os novos dados de inflação nos Estados Unidos. A variação do CPI mexeu bastante com a cotação dos ativos em sua última divulgação, ainda que não seja a medida preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para avaliar o comportamento dos preços.

Veja a seguir os principais eventos previstos para a semana.

Terça-feira: Varejo em abril

Às 9h da manhã, vamos conhecer os novos dados do IBGE sobre o comércio brasileiro. De março para abril, estimamos uma queda de 0,1% nas vendas do varejo restrito, que não considera os segmentos de veículos e materiais de construção. Mas o varejo deve ficar 19,5% acima do nível de abril de 2020.

Quarta-feira: IPCA em maio

Às 9h da manhã, o IBGE irá informar a leitura do IPCA em maio. O Safra projeta aceleração para 0,68% em relação a abril. Em 12 meses, a alta deve ficar em 7,9%.

Entre os fatores de pressão no mês está o preço da energia, com o início da bandeira tarifária vermelha 1 (abril teve bandeira amarela).

Quinta-feira: CPI nos EUA

Às 9h30, será divulgada a inflação medida pelo CPI nos Estados Unidos. É o dado mais aguardado da semana no exterior, e esperamos observar alta de 4,8% em 12 meses até maio. Já o núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis, deve avançar 3,6%.

Está prevista ainda a divulgação dos números semanais de seguro-desemprego por lá. O consenso de mercado prevê 370 mil novos pedidos.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Teremos ainda a decisão de política monetária do Banco Central Europeu, mas não são esperadas mudanças nas taxas de referência.

Sexta-feira: Serviços em abril

Às 9h, vamos conhecer os números do IBGE sobre setor de serviços. Projetamos aumento de 0,8% na passagem de março para abril, deixando o setor 18,9% acima do nível de abril de 2020.