Previstos para esta quarta e quinta-feira, os resultados do varejo e dos serviços em dezembro ajudarão a completar o quadro da economia brasileira em 2020. Vale destacar que a expectativa dos economistas do Safra para esses números está mais positiva do que o consenso coletado pela Bloomberg.

Os dados de atividade do IBGE serão consolidados nesta sexta-feira pelo IBC-Br, mostrando uma aproximação do PIB em 2020. Mas vale lembrar que o PIB oficial do país no ano passado será conhecido apenas no mês que vem.

Saiba mais:
> Selic deve voltar a subir em maio e encerrar o ano aos 3,75%
> Vale a pena investir em ações de e-commerce em 2021?
> Murillo de Aragão, da Arko Advice, analisa eleições na Câmara e no Senado

Confira a seguir a agenda prevista para esta semana, que conta com eventos importantes também em Brasília e no exterior.

Terça-feira: IPCA em janeiro e instalação da CMO

Às 9h, o IBGE irá divulgar a variação do IPCA registrada em janeiro. A expectativa do nosso time de Macroeconomia é de alta de 0,30%, bem abaixo do 1,35% medido no mês anterior. O motivo da provável desaceleração é a redução das cobranças extras nas contas de luz.

No mesmo dia, é esperada no Congresso a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que não funcionou no ano passado por falta de acordo entre os partidos.

O principal objetivo é votar o Orçamento de 2021, mas a comissão também deve ser palco de discussões sobre temas importantes para o mercado, como a volta do auxílio emergencial e a ampliação do Bolsa Família.

Quarta-feira: Varejo em dezembro

Às 9h, iremos conhecer o volume de vendas varejistas registrado em dezembro do ano passado. Nossos economistas esperam que o setor volte a mostrar crescimento na margem, com alta de 0,5%, ficando 8,2% acima de dezembro de 2019.

Na modalidade ampliada, que contabiliza o segmento de veículos e materiais de construção, a expectativa é de alta de 0,3%.

Quinta-feira: Serviços em dezembro e relatório do Fed

Também às 9h, o IBGE irá apresentar o resultado do setor de serviços em dezembro. Segundo nossos especialistas, deve haver alta de 1,0% ante novembro, e queda de 1,7% contra dezembro de 2019.

Um pouco mais tarde, às 10h30, o governo dos Estados Unidos divulgará a quantidade semanal de novos pedidos de seguro-desemprego. A expectativa mediana do mercado é de 775 mil solicitações, praticamente o mesmo nível do período anterior.

Já às 13h, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) irá enviar ao Congresso dos EUA o seu relatório semestral de política monetária. A atenção dos investidores irá provavelmente recair sobre o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell.

Sexta-feira: IBC-Br, com aproximação do PIB em 2020

Às 9h, o Banco Central irá apresentar o resultado do IBC-Br em dezembro. O índice é uma aproximação em base mensal do PIB do país, calculada pelo lado da oferta.

Com isso, será possível ter uma ideia mais precisa do tamanho do recuo da economia brasileira em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19.

Nosso time estima avanço de 0,8% em relação a novembro, confirmando a rápida recuperação da economia brasileira. O consenso de mercado prevê alta mais moderada de 0,2%.

Antes disso, às 4h da madrugada, está prevista a divulgação do PIB do Reino Unido no 4º trimestre de 2020, que deve mostrar crescimento de 0,5%.